Últimas Notícias

O mundo dos games nas camisas de futebol

A ligação entre futebol e games vai além das franquias relacionadas ao esporte, como Fifa, Pro Evolution Soccer (PES) e Football Manager.

Por isso, desde meados da década de 1990, consoles e produtoras de jogos exploram os espaços das camisas de clubes para anunciarem seus produtos e, assim, atingirem um dos públicos mais apaixonados por videogames - os fanáticos por futebol. Confira abaixo os mais marcantes acordos.


Clubes japoneses - país de origem de muitas empresas do ramo, muitos clubes do Japão foram patrocinados por games na década de 1990, como é o caso do Cerezo Osaka, patrocinado pela Capcom, produtora de jogos como Street Fighter, entre 1994 e 1996, além de JEF United, com um acordo com a Sega entre 1992 e 1996, e Kyoto Sanga, apoiado pela Nintendo. Anos depois, ainda foi a vez do Tokyo Verdy firmar acordo com a Konami, em 1999.

Camisas do JEF United, Cerezo Osaka e Kyoto Sanga, respectivamente.
Camisa do Tokyo Verdy com o icônico patrocínio da Konami.
Bayern de Munique/Chelsea/PSG e Commodore - a empresa canadense de computadores gamers foi outra a investir no mercado da bola, tendo patrocinado o Bayern de Munique, entre 1985 e 1989, o Paris Saint Germain, em 1993, e o Chelsea, entre 1987 e 1994 (no clube inglês, ainda foi estampado o console Amiga, de propriedade da companhia).


Sevilla e Nintendo - a gigante japonesa, criadora de consoles clássicos, como o Super Nintendo, 64 e Wii, além dos jogos da franquia Super Mario, resolveu, no ano de 1992, investir do clube da Andaluzia, recheado de craques, como Diego Maradona, Diego Simeone e Davor Suker. O acordo durou pouco, muito devido ao "fracasso" da equipe naquela temporada.


Juventus e Sony - gigante italiano, o clube de Turim estampou a companhia japonesa na camisa entre 1995 e 1998, de modo a ser, inclusive, campeão da UEFA Champions League nesse período (1995/96).


Atlético de Madrid e Bandai - fabricante de brinquedos e produtora de animações, além de responsável pela produção de jogos de animes, como Dragon Ball, Naruto e One Piece, a empresa japonesa patrocinou a equipe espanhola durante a temporada 1996/97.


Fiorentina e Nintendo - após alguns anos fora da Europa, após a parceria com o Sevilla, em 1992, a estrelada Viola, que contava com astros como Edmundo, Gabriel Batistuta e Rui Costa, foi a escolhida para estampar a Nintendo em seus uniformes, em 1997. Apesar da ausência de títulos, a parceria se tornou uma das, se não a maior, mais lendárias de todos os tempos, e foi encerrada em 1999.


Auxerre e Sony - em 1999, a companhia japonesa Sony resolveu investir em uma das grandes equipes do futebol francês na época, o Auxerre, campeão nacional na temporada 1995/96. A parceria durou até 2006 e estampou três consoles diferentes - PS1, PS2 e PSP.


Manchester City e Eidos - antes dos massivos investimentos após ser comprado por um grupo dos Emirados Árabes Unidos, o City foi patrocinado pela conhecida empresa canadense Eidos, produtora do jogo Tomb Raider, entre 1999 e 2002.


Lyon e Atari - Heptacampeão francês, o clube firmou acordo com a Atari em uma fase de retomada da empresa. A marca começou a ser estampada em 1999 e ficou na equipe até 2001.



Arsenal e Sega - sofrendo com a concorrência do console da Sony, o PlayStation, em 1994, a Sega resolveu contra-atacar, de modo a lançar, em 1999, o console Dreamcast. Com o intuito de divulgá-lo, a empresa firmou, no mesmo ano, um acordo com o clube londrino. Entretanto, devido ao lançamento do PlayStation 2, o console sucumbiu e foi descontinuado em 2002, assim encerrando um dos mais icônicos patrocínios da história.


Sampdoria/Saint-Étienne/La Coruña e Sega - assim como foi feito com o Arsenal, a Sega acertou em 1999, patrocínio com outras equipes de destaque no cenário europeu, a fim de promover o Dreamcast.


Wimbledon e Football Manager - outro clube patrocinado pelo jogo da Sports Interactive é o AFC Wimbledon. Criado em 2002 por um grupo de torcedores descontentes após a mudança de local do FC Wimbledon, que mais tarde se chamaria Milton Keynes Dons FC, e com decisões tomadas pela própria torcida, a equipe chamou a atenção da companhia, que sofreu processo semelhante - rompeu com a Eidos - e é, desde sua fundação, parceiro da SI.


Seattle Sounders e XBOX - sediada em Redmond, no estado de Washington, a Microsoft resolveu investir no recém-fundado time da região, o Seattle Sounders. O acordo entrou em vigor em 2008, primeiro ano da equipe na Major League Soccer (MLS), e durou até 2018, ano que foi substituído pela empresa de e-commerce Zulily.
Lazio e PES 2009 - o patrocínio do jogo, produzido pela empresa japonesa Konami, à equipe italiana foi pontual, de modo a acontecer apenas no duelo contra a Inter de Milão. Vale ressaltar que a partida em questão foi realizada em dezembro, próxima ao Natal, em uma tentativa de salvar o reinado da franquia, seriamente ameaçado pelo Fifa.


Watford e Football Manager - o jogo, produzido pela Sports Interactive, patrocinou o clube inglês durante a temporada 2012/13. O acordo se deve ao fato de Miles Jacobson, um dos gestores da empresa, ser torcedor declarado da equipe.










Swindon Town e Fifa 14 - o clube inglês estampou o jogo da EA Sports durante a temporada 2013/14.


Puebla e EA - Em  2014, o clube mexicano firmou um acordo com a empresa produtora do famosa franquia Fifa, passando a colocar o patrocínio em um lugar peculiar.


Fulham e PES 2018 - o clube inglês acertou um acordo com a Konami para estampar o jogo PES 2018 durante a temporada 2017/18.


Clubes brasileiros e PES - a Konami aproveitou o contrato de exclusividade com algumas equipes nacionais para estampar a logo da franquia Pro Evolution Soccer nos uniformes de clubes como São Paulo, Corinthians e Vasco da Gama.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.