Últimas Notícias

A histórica rivalidade entre os irmãos fundadores da Adidas e Puma

A rivalidade entre duas das marcas mais conhecidas do mundo foi além da competição empresarial. Foi uma briga de família que fez os irmãos Adolf e Rudolph Dassler se separarem e dividirem uma empresa que rumava a liderança comercial na época e montar cada um sua própria fábrica.

A rivalidade entre os irmãos chegou a dividir os habitantes da pequena cidade de Herzogenaurach, na Alemanha. 


Na década de 1920, os filhos do sapateiro Cristoph Dassler eram sócios da empresa Dassler Brothers Sports Shoe Company. Adolf era quem pensava e desenvolvia os sapatos, enquanto Rudolph os vendia.

Os irmãos aderiram o partido nazista quando Hitler tomou o poder, em 1933, mas, mesmo assim, conseguiram convencer o americano Jesse Owens a utilizar seus tênis na Olimpíada de 1936, quando o atleta venceu quatro medalhas de ouro. A vitória do americano deu grande exposição aos sapatos e a marca explodiu.


Apesar do sucesso nos negócios, as esposas de ambos não se davam bem e auxiliaram para o início do conflito. A história que impulsionou o "ódio" entre os irmãos aconteceu na Segunda Guerra Mundial, quando em um bombardeio, Rudolph e sua mulher se juntaram a Adolf e sua esposa para se proteger.

A mulher de Adolf teria dito que "os bastardos estão de volta", se referindo às forças aliadas, mas a mulher de Rudolph convenceu o marido de que o comentário se dirigiu a ela e sua família. Além disso, quando Rudolph foi chamado para o serviço militar ele suspeitou que tudo havia sido tramado por seu irmão e sua esposa para que ele fosse afastado dos negócios da empresa.

Em 1948, os irmãos decidiriam se separar e criaram duas empresas, dividindo os empregados. Adolf criou a Adidas, junção de seu apelido (Adi) com o sobrenome Dassler, enquanto Rudolph criou a Ruda (junção das inicias de seu nome e sobrenome), mas posteriormente mudou para Puma, pois acreditava que esse nome soava mais atlético.


Os dois construíram fábricas concorrentes em lados opostos da cidade e criaram uma grande rivalidade entre os moradores, fazendo com que algumas empresas locais vendessem apenas tênis de uma marca ou outra. Herzogenaurach chegou a ficar conhecida na época como "a cidade dos pescoços tortos", já que os moradores olhavam primeiro para os sapatos da outra pessoa antes de iniciar uma conversa.

A rivalidade chegou ao ponto de funcionários da Puma serem proibidos de namorar ou casar com funcionários da Adidas, ou seja, uma família poderia trabalhar apenas em uma das empresas, nunca nas duas.

A divisão ainda chegou ao cenário politico e religioso, com a Puma sendo classificada como católica e conservadora, e a Adidas mais protestante e social-democrata.


A disputa também foi herdada pelos filhos. Host, o fim mais velho de Adi, procurou uma maneira de bloquear os carregamentos da Puma para que só se vendesse Adidas na Vila Olímpica do México em 1968.

Depois, Armim, filho de Rudolf e herdeiro da Puma, conseguiu uma revira-volta ao usar Pelé como garoto propaganda da marca no Mundial do México em 1970.

Mesmo na morte a rivalidade ficou exposta entre os irmãos, já que ambos foram enterrados no mesmo cemitério, mas em extremidades opostas, ficando o mais longe possível um do outro. Em 2009, funcionários das duas marcas realizaram uma partida amistosa de futebol.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.