Últimas Notícias

Craque húngaro Puskás é homenageado com clube de futebol

Maior jogador da história da Hungria, Ferenc Puskás morreu em 2006. Um ano depois, nascia na cidade de Félcsut a Puskás Academia, um time de futebol dedicado a formar novos atletas para a equipe local e prestar homenagem ao grande ídolo.

Em 2014, o clube passou a integrar a primeira divisão nacional e ganhou um estádio luxuoso, a Pancho Arena, que sediou jogos do Campeonato Europeu sub-19 no ano passado e tem capacidade para 4,5 mil pessoas.



Ferenc Puskás deixou a Hungria depois da revolução de 1956 e seu nome não existiu na imprensa e no público húngaros por décadas, enquanto ele tinha sucesso no Real Madrid. O Budapest Honvéd FC batizou seu estádio com Jószef Bozsik, que era um amigo de infância e companheiro de time de Puskás, mas não lembrou de Puskás.


Curiosamente, a Puskás Academia nasceu de uma iniciativa interessante, embora possivelmente vista com interesse político. Quando foi criado, o clube tinha o objetivo de desenvolver promessas em Félcsut, cidade que não tinha nenhuma relação com Puskás. Aos poucos, o projeto foi crescendo.


Depois de diversos desenvolvimentos estruturais, o atual primeiro-ministro da Hungria Viktor Orbán pediu a permissão de Puskás para usar o nome no clube. Esta permissão foi concedida em 2006. Não queríamos um time na primeira divisão, estar na segunda divisão era suficiente para os nossos objetivos, mas os jogadores conquistaram o acesso em 2013 e nós não quisemos atrapalhar o sonho deles, explicou György Szöllõsi, diretor de comunicação da Puskás Academia.

 

O curioso é que, apesar do nome em homenagem ao ídolo, a Puskás Academia tem pouco a ver com o ex-atacante do Real Madrid. O legado para o time, até o momento, é a simpatia de outros torcedores.



A trajetória da Puskás Academia é peculiar desde o início. Quando iniciou os trabalhos, o clube fez um acordo com o Videoton, um dos principais times do país e passou a funcionar, na prática, como uma equipe reserva do parceiro. Os jogos da Academia Puskás eram no estádio do Videoton antes que a Pancho Arena ficasse pronta. A Pancho Arena foi  nomeada assim em referência a um dos apelidos de Puskás e  já sediou jogos do Campeonato Europeu sub-19 e tem capacidade para 4,5 mil pessoas.


Em sua primeira temporada na elite, a Academia Puskás precisou lutar contra o rebaixamento, mas, no fim, se salvou. O time ficou em 14º lugar num torneio com 16 equipes, justamente o limite para evitar a degola.

 

Apesar das dificuldades em campo, a estrutura do clube é boa. A proximidade com o primeiro-ministro da Hungria faz com que o time tenha uma boa organização fora de campo, principalmente em relação aos padrões do futebol húngaro.


- A Academia Puskás tem uma estrutura muito boa. Ainda não dá para comparar com os grandes daqui, mas em mais dois anos será com certeza. Isso leva tempo e organização, mas agora eles estão se organizando na primeira divisão, fazendo o estádio, etc. Uma coisa boa é que eles não deixam faltar nada para os jogadores. Fazem de tudo e dão de tudo para trabalhar e ficar bem no país, explicou o zagueiro Fábio Oliveira Nascimento, brasileiro que defende a equipe.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.