O Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou o contrato de patrocínio de dois anos da petrolífera francesa Total para o clube. A marca da empresa estará na barra da camisa do time pelas próximas duas temporadas.
A Total substituirá o consórcio Multimarcas, que deixou o clube e assinou com o Atlético Mineiro. A empresa pagará R$ 12 milhões para o Flamengo.
O acerto com a Total representa a volta de uma marca do setor petrolífero ao Flamengo após uma década. Durante 25 anos, o clube foi patrocinado pela Petrobras. Depois, em 2009, foi feito um patrocínio pontual da rede de postos Ale na camisa durante a campanha vitoriosa do Campeonato Brasileiro. Desde aquela época, porém, nenhuma empresa do segmento esteve com o Rubro Negro.
O atual presidente flamenguista, Rodolfo Landim, é ligado ao segmento. Durante 26 anos, trabalhou na Petrobras. Depois, deixou a estatal para trabalhar nas empresas de Eike Batista. Atualmente, ele é presidente da Ouro Preto Óleo e Gás.
Para 2020, além da Total na barra da camisa, o Flamengo tem acordos com banco BS2 (máster), MRV Engenharia (costas), Sportsbet.io (omoplata), Azeite Royal (calção), TIM (número da camisa) e Orthopride (meião). A manga da camisa, que era ocupada pela Buser na última temporada, é a única propriedade que está vaga.
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