Oficialmente, a primeira vez que foi utilizada a numeração nas camisas dos jogadores de futebol foi na Final da FA Cup, no dia 29 de abril de 1933, em partida entre Everton e Manchester City, no Wembley Stadium.
O Everton venceu o Manchester City por 3x0 e curiosamente, os jogadores da equipe londrina atuaram com as camisas do 1 ao 11, enquanto o City jogou usando os números do 12 ao 22.
Na temporada seguinte, a entidade britânica liberou a utilização dos mesmos números para os dois times em campo, pois percebeu que isso não causava confusão no acompanhamento das partidas.
No futebol brasileiro, a numeração foi implantada em 1947. A FIFA demorou um pouco mais a aceitar a novidade nas suas regras gerais. A primeira Copa do Mundo com identificação numérica foi em 1950.
Até então não havia qualquer preferência por número, inclusive a Seleção Brasileira jogou com numeração aleatória da Copa do Mundo de 1958 ( veja matéria completa ). Porém, foi Pelé, com 17 anos neste Mundial que eternizar a camisa 10, transformando o número em sinônimo de craque.
Abra sua conta digital 100% gratuita no Mercado Pago e ganhe R$ 10 no seu primeiro pagamento para: Recarregar seu celular, Pagar suas contas de consumo, Pagar com código QR em milhares de lugares. Multiplique suas economias, faça transferências, compre parcelado e aproveite todos os benefícios!
A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.
Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.
Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário