Um dos maiores clubes do Brasil e do continente sul-americano, o Santos apresenta uma simples e significativa história quanto ao seu nome.
No dia 14 de abril de 1912, durante assembleia que definiu a criação do clube, um dos participantes, Edmundo Jorge de Araújo, sugeriu homenagear a cidade e nomear a recém-criada equipe de Santos, ideia aceita por unanimidade entre os presentes.
Entretanto, nem mesmo a particularidade de tal escolha impediu o surgimento de vários homônimos pelo mundo. Ao todo, segundo dados do "Acervo Histórico do SFC", 39 equipes das mais diversas partes do globo compartilham o nome do clube paulista.
No Brasil, existem cerca 10 clubes com o nome "Santos" além do tradicional, espalhados por todas as regiões do país, com exceção do Centro-Oeste.
O Santos de Macapá, capital do Amapá, inclusive enfrentou o xará mais famoso na Copa do Brasil de 2016.
O Santos Athlético Clube do Pará é da cidade de Moju, no estado do Pará, sendo fundado em 23 de abril de 2021, por Luciano Marba Silva, que já foi presidente do homônimo amapaense entre 2011 e 2015.
Já os gaúchos Santos FC de Alegrete, Santos de São Borja, e SER Santos de Taquara representam a Região Sul junto ao Santos de São Martinho, de Santa Catarina.
No Sudeste, o Santos FC de Barra de São Francisco, Espírito Santo, e o Santos FC de Toró, São Paulo estão presentes.
Os nordestinos Santos FC do Nordeste de Fortaleza, Ceará, e o Santos FC de João Pessoa, Paraíba, fecham a conta dos homônimos brasileiros.
No cenário internacional, o clube tem seu nome homenageado pelos africanos: Chief Santos Tsumeb, da Namíbia, Dagoretti Santos, do Quênia, Santos FC Cape Town, da África do Sul, Santos de Angola, Santos de Koza, de Camarões, União Flamengo-Santos, de Botsuana e Santos FC, de Burkina Faso.
Na Europa, os xarás são os poloneses KS Santos Los, KS Santos Piwoda, Santos Sarbinowo e Santos Swiebodzin, além do Santos Belfast, da Irlanda do Norte, Santos Football Club, da Irlanda, FC Santos Tartu, da Estônia e Santos FC, da Dinamarca.
A Ásia, ao contrário de outros continentes, apresenta apenas um representante - o Santos FC de Yokohama, no Japão.
Nos demais países da América do Sul, são apenas quatros xarás, os uruguaios Santos de Agraciada e Santos de Cebolatti, o equatoriano Santos Fútbol Club e o Santos Football Club de Georgetown, na Guiana.
A América Central também possui um número discreto de "Santos", são apenas 3: Santos de Guápiles Fútbol Club, da Costa Rica, Santos FC de Caguas, de Porto Rico e Santos Football Club de Kingston, Jamaica.
A América do Norte se destaca no número de homônimos - seis ao todo, sendo eles os mexicanos Santos de Tultepec e Santos Laguna, e os estadunidenses Santos SC, TVSA Santos Futebol Club, Santos Futbol Club e Santos FC Nottingham.
Apesar das diferenças de escudos e cores, a quantidade de "Santos" pelo mundo demonstra a popularidade e o impacto do Alvinegro Praiano, que inclusive nem sempre foi alvinegro ( veja matéria completa ).
O Peixe inspirou clubes no mundo todo e ganhou xarás pelo globo! 🐋Vamos dar uma volta e conhecer outros Santos do planeta! 🌎#Santos108 pic.twitter.com/nt3Rd6IgYy— Goal Brasil (@GoalBR) April 14, 2020
Abra sua conta digital 100% gratuita no Mercado Pago e ganhe R$ 10 no seu primeiro pagamento para: Recarregar seu celular, Pagar suas contas de consumo, Pagar com código QR em milhares de lugares. Multiplique suas economias, faça transferências, compre parcelado e aproveite todos os benefícios!
A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.
Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.
Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário