No dia 13 de novembro de 2010, Ronaldo Fenômeno fazia pela última vez algo que foi natural em sua vida: anotar um gol para alegria de milhares de torcedores.
A data que ficou, quase que despretensiosamente, marcada na história do futebol mundial foi simbólica para outro personagem.
Do banco de reservas do Cruzeiro, o roupeiro Geraldinho viu bem quando Ronaldo partiu da distância de 11 metros até o gol, no tradicional Estádio do Pacaembu, em São Paulo, para estufar as redes do goleiro Fábio, do Cruzeiro.
Mal sabia Geraldinho que, horas mais tarde, ganharia de presente a camisa que Ronaldo Fenômeno usou naquela tarde, a última veste do artilheiro usada para fazer o gol derradeiro de sua carreira.
- A gente teve uma amizade muito grande desde quando ele jogou no Cruzeiro. Eu era muito próximo dele (Ronaldo) e do Dida. Eu não havia pedido nem estava lembrando de camisa dele naquele dia, mas aí o segurança veio a pedido dele me entregar a camisa do Corinthians. Eu fui lá para vê-lo depois, mas ele já havia entrado no vestiário do Corinthians e não foi possível encontrar. É uma pessoa que admiro muito, gosto muito e foi um jogador sensacional.
De certa forma, é possível dizer que Geraldinho presenciou o começo e o fim da carreira do centroavante campeão do mundo em 1994 e 2002, neste último ano como artilheiro da Copa. Ao todo, foram 420 gols marcados na carreira de Ronaldo, em 624 partidas. O último deles rendeu esse presente ao roupeiro Geraldinho, que admite já ter recusados ofertas de colecionadores, mesmo sem conhecimento do valor que seria oferecido.
- Algumas pessoas já me ligaram através de amigos que contam o caso querendo comprar a camisa. Eu nem procurei saber quanto queriam, pois não vou vender nunca. Vou ficar com essa camisa para mim para sempre.
Para simbolizar a despedida de Ronaldo das redes, o jogo do fim de 2010 não poderia ser uma partida qualquer. A disputa nacional estava em jogo, e Corinthians e Cruzeiro foram as únicas camisas de clubes profissionais vestidas por Ronaldo no Brasil.
O São Cristóvão, onde tudo começou, é uma equipe amadora do Rio de Janeiro. Com direito a pênalti questionado pelos cruzeirenses e impedimentos mal marcados no ataque na Raposa, o jogo terminou 1x0 para os paulistas com o gol de pênalti. O técnico Tite chegou a mencionar sobre o pênalti e o gol de Ronaldo em coletiva alguns anos depois.
- Primeiro, quero dizer que tivemos cinco vitórias e três empates naquela reta final de Brasileiro em 2010, mas terminamos com o vice. E foi pênalti naquele jogo contra o Cruzeiro, injustamente ficaram criticando o juiz (árbitro Sandro Meira Ricci). Depois viram que foi pênalti. Eu olhei para cima quando ele (Ronaldo) foi bater, confesso que fiquei de rabo de olho, só vi quando a massa explodiu aos 42 do segundo tempo. O adjetivo de Fenônemo dele, eu entendi quando vim treinar aqui (Corinthians), mesmo sem ele estar na plena forma física, por que ele foi chamado e porque ele é fenômeno.
Geraldinho tem opinião diferente sobre as polêmicas daquele dia, mas prefere acreditar que os erros fazem parte do futebol e não merecem ser remoídos por muito tempo.
- Foi um jogo complicado. O juiz tirou o título do Cruzeiro praticamente. Isso é coisa do futebol. Não acontece só com o Cruzeiro, mas com vários times.
No fim das contas, nem Corinthians nem Cruzeiro ficaram com a taça daquele ano. O título do Brasileiro de 2010 terminou com o Fluminense, que venceu seu compromisso da última rodada para levantar o troféu nacional.
Abra sua conta digital 100% gratuita no Mercado Pago e ganhe R$ 10 no seu primeiro pagamento para: Recarregar seu celular, Pagar suas contas de consumo, Pagar com código QR em milhares de lugares. Multiplique suas economias, faça transferências, compre parcelado e aproveite todos os benefícios!
A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.
Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.
Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário