Últimas Notícias

Esporte Clube XV de Novembro - XV de Piracicaba (SP)

O Esporte Clube XV de Novembro é uma associação esportiva brasileira da cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. Na década de 10, a cidade possuía duas tradicionais famílias, os Pousa e os Guerrini, que comandavam o futebol amador no município. A família Pousa gerenciava o Esporte Clube Vergueirense, enquanto os Guerrini tomavam conta do 12 de Outubro.

Em outubro de 1913, as duas famílias se reuniram e resolveram montar uma única equipe que representasse a cidade. Convidaram então Carlos Wingeter, cirurgião dentista e capitão da Guarda Nacional, para ser o presidente do clube que estava se formando com a fusão das duas famílias. Wingeter aceitou o convite prontamente, mas com apenas uma exigência: o nome do novo time teria que ser XV de Novembro, em homenagem à data marcada pela proclamação da República. Este foi o pontapé inicial para o surgimento do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.

O clube participou diversas vezes da elite do futebol paulista e brasileiro. No Estado, sua maior conquista foi o vice-campeonato em 1976. Foi também quatro vezes campeão da segunda divisão paulista. No cenário nacional, o XV terminou em oitavo lugar o Campeonato Brasileiro de futebol da Série A de 1977 e foi campeão Brasileiro da Série C, em 1995. Atualmente, o clube disputará o Campeonato Paulista Série A2.

Curiosidade 01 - Seu uniforme antes de ser zebrado era a camisa e os calções brancos, com somente os meiões pretos, com faixas brancas. Em 1918,  as camisas permaneceram brancos, mas com alguns detalhes pretos. Os calções foram alterados para a cor preta, e as meias permaneceram as mesmas. Em 1923, duas faixas pretas na vertical tomaram conta da camisa do quinze de cima em baixo. Somente em 1946 surgiu a tão conhecida camisa zebrada.

Curiosidade 02 - Com o passar dos tempos os estilos mudaram, mas a camisa não deixou de ser zebrada. chegou até a mudar de cores, na época que a empresa de linhas aéreas TAM patrocinava a equipe, as cores azul e vermelho tomaram conta da camisa, que voltou a ser preta e branca ao final da parceria.

Curiosidade 03 - Quando o XV de Piracicaba subiu para a primeira divisão do Campeonato Paulista em 1949, o desenhista Nino Borges, do jornal A Gazeta Esportiva criou uma figura de um Caipira, com seu velho guarda chuva debaixo do braço e chapéu de palha na cabeça para combater com os outros 11 clubes daquela divisão. Surgiu então o conhecido mascote do clube. O nome Nhô (Sinhô) Quim (Quinze), foi dado pelo jornalista Thomaz Mazzoni, que foi redator chefe de A Gazeta Esportiva.

Curiosidade 04 -O nome do município vem da língua tupi e significa "o lugar onde o peixe chega", através da junção dos termos pirá ("peixe"), syk ("chegar") e aba ("lugar"). É uma referência às quedas do Rio Piracicaba, que bloqueiam a migração (piracema) dos peixes.











A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

11 comentários:

  1. Linda camisa do XV!

    Parabéns pela aquisição Luiz!

    ResponderExcluir
  2. Linda camisa! Esse modelo e mais bonito que o atual... que esta cheio de patrocinios

    Bela aquisição!

    Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Uma de minhas metas, é ter uma camisa do Nhô Quim!!!
    Parabéns LH por essa camisa em acervo. Linda, limpa.
    Maravilha...

    Anderson
    C&M

    ResponderExcluir
  4. Isso não é só uma camisa.....é minha segunda pele..
    ''VAMO VAMO MEU XVZÃO,VAMO VAMO PRA GANHÁ...VOU AONDE VC FOR...SÓ PRA VER VC JOGAR.... COM CORAÇÃO ,COM MUITO AMORRRR...


    ROSANA ARXV

    ResponderExcluir
  5. wagner Camolesi AR XV5 de março de 2011 às 11:46

    Com certeza a mais original do Brasil...é so
    bater o olho e ja sabe que o XV ta em campo.
    parabens pela materia.

    ResponderExcluir
  6. Esse é o manto sagrado.
    É a mais linda.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  7. Quando a brutalidade é brutal...brutalmente o istema fica bruto!!!!

    ResponderExcluir
  8. Dorival junior - doval

    É sem duvida a camisa mais linda do Brasil...qdo o time entra em campo ela fica mais chamativa ainda ...pena que os gambas do corintia...tão usando modelo listada na torcida...

    ResponderExcluir
  9. Falr de mando é maravilhoso,pois o nosso xv de piracicaba é o melhor time do interior paulista,a globo,band podem falr da ponte e do guarani,pois aqui em piracicaba não precisamos dessas emisora para falar do nosso Xv ele por ci diz tudo .so quero mandar um abrço pra rede vida e rede familia eessas sim gosta do interior

    ResponderExcluir
  10. Que camisa linda!!! O melhor presente que você poderia ganhar no que se refere a camisas. Essa é disparadamente a mais tradicional e honrosa do país. XV A1!!! Estamos lá!!!

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.