A Federação Ucraniana de Futebol causou indignação na Rússia ao revelar as novas camisas da seleção nacional com um mapa da Ucrânia que inclui a Crimeia ( veja matéria completa ), em uma ação que as autoridades russas chamaram de provocação.
A Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014 e considera a península parte do país, mas é internacionalmente reconhecida como parte da Ucrânia.
Dmitry Svishchev, um parlamentar russo, foi citado pela agência de notícias RIA como tendo dito que o projeto era "uma provocação política". Ele disse que mostrar um mapa da Ucrânia "que inclui um território russo é ilegal".
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, escreveu nas redes sociais que os slogans nas camisas eram nacionalistas e que o slogan "Glória à Ucrânia! Glória aos heróis!" ecoou um grito de guerra alemão nazista.
"Gostei muito do novo uniforme de nossa equipe. Posso dizer àqueles que estão agitados porque não suportam nossas fronteiras reconhecidas internacionalmente ou nossa saudação oficial de estado: Não permitiremos que nossos símbolos nacionais sejam insultados!", escreveu o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, no Twitter.
As relações entre Moscou e Kiev deterioraram-se drasticamente após a anexação da Crimeia e o início de uma rebelião separatista apoiada pela Rússia no leste da Ucrânia em 2014.



Nenhum comentário:
Postar um comentário