A Seleção Brasileira nasceu de camisa branca em 1914 ( veja matéria completa ). No entanto, a peça ficou marcada pela trágica derrota na final da Copa do Mundo de 1950 e foi sendo abandonada aos poucos por superstição.
Em 1952, na primeira competição após o Mundial, a Seleção ainda conquistou o Pan-Americano vestido de branco. Na Olímpiada de 1952 em Helsinque, o Brasil jogou pela primeira vez de amarelo, com o Cruzeiro do Sul e a inscrição “Brasil” em letras grandes na parte da frente.
Em 1953 quando o jornal carioca “Correio da Manhã” abriu um concurso para que pessoas de todo o país enviassem sugestões de modelos.
O vencedor foi o gaúcho Aldyr Schlee que desenhou a famosa camisa canarinho ( veja matéria completa ), que tornou-se o modelo mais famoso e vitorioso do futebol mundial. A nova camisa teve sua estreia no início de 1954.
O vencedor foi o gaúcho Aldyr Schlee que desenhou a famosa camisa canarinho ( veja matéria completa ), que tornou-se o modelo mais famoso e vitorioso do futebol mundial. A nova camisa teve sua estreia no início de 1954.
O uniforme branco ainda seria utilizado em mais algumas oportunidades, antes de ser aposentada definitivamente, como em 1956, num amistoso realizado no estadio San Siro, quando a seleção perdeu para a Itália por 3x0, numa excursão à Europa.
Há ainda uma partida pelo Campeonato Sul-americano de 1957, no Peru, quando a Revista Manchete Esportiva n.° 70, de 23 de março de 1957 mostra foto de Didi, autor de 3 gols, vestindo a camisa branca da seleção, contra o Chile no dia 13 de março de 1957.
Segundo o jornalista Mario Neto, por conta de uma confusão causada pela falta de um segundo uniforme na Copa de 1958, a CBD foi precavida para a Copa de 1962 no Chile, tendo levado além do Kit oficial com a camisa canarinho, também o kit azul (como segundo uniforme) e o kit branco (como terceiro uniforme).
A Seleção Brasileira voltou a utilizar uniformes brancos em um amistoso, que marcou as comemorações dos 100 anos da FIFA e reuniu as duas últimas seleções campeãs do mundo até então, disputado no Stade de France no dia 19 de Maio de 2004 contra a França. O placar foi 0x0.
O Brasil entrou em campo com uniformes réplicas de 1914, os primeiros da história da Seleção, com gola pólo branca e faixas azul nas mangas. Os calções brancos e meiões azul completavam o uniforme produzido pela Nike. Esta foi a última vez que o Brasil utilizou camisas brancas ( veja matéria completa ).
Abra sua conta digital 100% gratuita no Mercado Pago e ganhe R$ 10 no seu primeiro pagamento para: Recarregar seu celular, Pagar suas contas de consumo, Pagar com código QR em milhares de lugares. Multiplique suas economias, faça transferências, compre parcelado e aproveite todos os benefícios!
A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

Nenhum comentário:
Postar um comentário