Últimas Notícias

Como surgiu a camisa canarinho da Seleção Brasileira

A camisa mais conhecida e vitoriosa do futebol mundial é uma criação do desenhista e caricaturista Aldyr Garcia Schlee que nasceu em Jaguarão (RS), no dia 22 de novembro de 1934 e viveu sempre entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Sua cidade natal fica a 200 metros do Uruguai e 600 km de Porto Alegre.


Em 1953, aos 19 anos de idade, ganhou o concurso nacional promovido pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e pelo jornal carioca Correio da Manhã, para desenhar um novo uniforme para a Seleção Brasileira de Futebol, diferente daquele da tragédia de 1950 no Maracanã.


O uniforme da derrota para os uruguaios tinha camisas brancas com colarinho azul. A seleção usaria o projeto vencedor na Copa do Mundo de 1954, na Suíça.


Para participar do concurso existia uma única regra: o uniforme devia contemplar as quatro cores da bandeira nacional e precisava haver um equilíbrio de cores. Aldyr ganhou dos outros 201 concorrentes, colocando a camisa amarela com colarinho e punhos verdes; calções azuis com uma faixa vertical branca; meias brancas com detalhes em verde e amarelo.


Como não tinha o tom correto de azul celeste da bandeira, Aldyr usou o azul cobalto, que foi fielmente reproduzido e continua no uniforme até hoje. O Brasil estreou o novo uniforme no Maracanã, no dia 14 de Março de 1954, numa vitória de 1x0 sobre o Chile.


Como prêmio, Aldyr ganhou o equivalente a vinte mil reais e um estágio no Correio da Manhã, no Rio de Janeiro, onde pode conhecer e conviver com figuras expoentes do jornalismo da época como Nelson Rodrigues, Antonio Calado, Millor Fernandes e Samuel Wayner.


"Eu pensei que não passaria de 1954 por causa do fracasso da seleção na Copa da Suíça. Mas acabou se transformando num símbolo nacional. Dei sorte no arranjo", disse o criador.





A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.