Últimas Notícias

A voz do colecionador: Antonio Bordallo

Hoje temos uma nova entrevista em nossa sessão "Voz do Colecionador" que exibirá periodicamente entrevistas com diversos colecionadores, que contarão um pouco sobre como iniciaram este hobby, as suas experiências e as raridades em possuem em seus acervos.
 
Qual seu nome completo, onde mora e qual seu time de coração? 
Meu nome é Antonio Bordallo, moro em Tallinn, capital da Estônia e sou corintiano.


Conte-nos um pouco como surgiu sua paixão por camisas e quando você começou a colecionar. 
Eu sempre prestava muita atenção no colorido e nos diferentes desenhos das camisas de futebol (acho que até hoje a primeira coisa a observar numa partida de futebol são os detalhes dos uniformes, hehehe...) e então eu sempre queria ter uma camisa de time, mas mesmo lá nos anos 80 eram muito caras, inatingíveis pra alguém de origem simples como eu, mas logo que tive uma “independência financeira” maior (com uns 15 anos, em 1995), tratei de comprar uma camisa com meu próprio dinheiro. Lembro até hoje que era uma camisa da seleção da Espanha, que estava na liquidação por R$19.90.

 
Você teve incentivo de alguém ou começou a colecionar por conta própria?
Na verdade eu acho que desde o início, até hoje, eu sinto mais reprovação mesmo. Eu coleciono porque gosto, mas me lembro até hoje que uma namorada que me enchia o saco, dizendo que eu parecia um crianção com aquelas camisas de time, e mesmo atualmente a minha esposa vive dizendo que eu tenho camisa demais, então pra entrar camisa na coleção hoje em dia é um sacrifício bem maior mais por essas questões de desaprovação mesmo. De estimulo mesmo, só alguns amigos que jogavam bola comigo e também curtiam e tinham uma camisa ou outra, mas pra outros moleques era super esquisito eu estar jogando em meados de 1998 com uma camisa da Argélia, por exemplo.

Qual foi a sua primeira camisa de futebol? 
Ah, depois que eu beirei (ou passei) as 200 camisas, eu acabei não contando mais, e acabei aceitando os comentários das pessoas próximas de que eu tava com camisas demais e tava difícil até estoca-lás. Depois disso então passei a vender algumas que não me emocionavam mais ou nem usava  tanto (afinal eu poderia passar  quase 1 anos usando camisas diferentes sem repetir!), mas quando cheguei na Estonia acabou que ficou difícil não agregar mais camisas. Eu não tenho um foco exato (reclamo demais comigo mesmo por isso, pq acho que é mais feliz quem foca pq sabe que um dia “o álbum completa”), eu antes levava mais em conta a “vestiblidade” da camisa (eu chamava de wearability, mas achei melhor seguir o Tite nessa) em situações fora do contexto pelada, que eu nem jogo, e também o quanto de informação inovadora de Moda aquela  camisa agrega (alguma gola, corte, desenho revolucionário). Além disso eu tenho paixão pelas camisas dos primeiros anos que a Nike sem embrenhou forte no mundo do futebol (95 a 98), pela novidade dos materiais e design que pensava fora da caixa do futebol até então. Camisas dos anos 80 e início dos 90 também me emocionam, pela memória desse futebol sem tanto marketing e estrelismo de hoje em dia. Além de camisas, o que uma época eu curtia muito era colecionar  jaquetas retrôs da Adidas Originals. Tenho algumas, a maioria comprada fora do Brasil e são um xodó à parte da minha coleção.  Outra coisa que acaba me motivando a comprar também é a exclusividade:  quando eu vejo que todo mundo , ou todo colecionador tem a tal camisa, não acho tanta graça (daí então o valor que dou pra camisas das seleções australiana e  indiana de Cricket que tenho). Gosto de coisas difíceis, garimpadas, se não únicas, pelo menos sendo um dos poucos que têm.



Atualmente, quantas camisas você tem em seu acervo e qual o foco de sua coleção? 
Na verdade tenho algumas e mesmo outras eu nem lembro sempre, já que são tantas. Pra não contar  todas essas historias, menciono uma agora que me lembrei: a camisa de Israel azul (Puma -1998) que  foi minha primeira camisa foda mesmo: bonita, exclusiva. Eu era praticamente o único no Brasil naquela época que tinha aquela camisa, até porque ela veio de Israel encomendada à mãe de um amigo meu, e cheguei até ser reconhecido na naquela época por outro colecionador só porque eu estava usando aquela camisa. Esta chegou a ter uma importância ainda maior pra mim depois que essa moça que trouxe a camisa pra mim acabou falecendo há alguns anos.


Você tem alguma camisa que considera especial? Qual a maior relíquia em sua coleção? Qual camisa foi a mais difícil de conseguir? 
Eu acho que no meu caso foi a camisa da Coreia do Sul de 1998. Pra tê-la em minha coleção eu tive que compra-la QUATRO vezes! As duas primeiras pelo eBay nunca chegaram, aí então uma  amiga minha tava morando nos EUA, comprei no eBay de lá e mandei entregar a ela, que quando chegou no Brasil me passou. Aí quando eu  tava de mudança pra Estônia,  botei algumas camisas da minha coleção na mala da minha esposa, e a TAM me faz o benefício de extraviar e SUMIR com a mala! Aí então depois de 1 ano os putos me deram uma indenização qualquer e então consegui comprar pela 4ª vez essa bendita camisa!


Qual camisa considera a mais bonita de sua coleção? 
Difícil pergunta, mas posso arriscar dizer que são as camisas titular e reserva do Boca Juniors de 1996, quando o Maradona jogou por lá. Eu penei muito, mas consegui comprar as duas. Outra que também acho super elegante pela combinação de cores é a da Rússia azul de 1998.



Qual camisa ainda não esta em seu acervo e que deseja conseguir? 
Meu sonho mesmo é ter uma do Beitar Jerusalém de 1998 feita pela Diadora. Pra mim é aquele tipo de camisa que ou eu peno, viajo e investigo muito até conseguir, ou vou ter que ser bem rico pra conseguir tirar da coleção de quem tem, mas ainda tenho essa esperança.


Qual seu conselho a quem esta começando agora?
Não compre camisa quando ela é lançada, você vai pagar pelo menos mais 100% pelo “marketing de arapuca”. Se você quiser mesmo, seja paciente até ela chegar ao preço mais condizente com a realidade. Como eu agora na última viagem pra Rússia me apaixonei pela nova camisa azul do Zenit, mas sei que em 1 ano estará pelo menos a metade do preço. Até porque se você gostou mesmo da camisa, você espera. Se você não gostou tanto assim da camisa e foi levado pela empolgação, daqui a esses mesmos 12 meses você vai olhar pra camisa e perguntar “ Por que eu comprei isso a um preço tão caro???”. Em suma, quem ma espera. ;-)

Deixe seu comentário final a todos que estão lendo esta matéria? 
Continuem colecionando, mas não fiquem escravos do colecionismo. Camisa de futebol não é investimento (salvo se você tiver algumas camisas de jogo de grandes jogadores internacionais), é um hobby  que a gente curte mas não vai deixar ninguém mais rico além das lojas e marcas de artigos esportivos. Por isso então seja cauteloso na hora de investir seu suor numa delas. Ou um dia você vai olhar pra sua coleção e imaginar que com o dinheiro que você investiu nela poderia estar com uma reserva boa de dinheiro, ou um dia você acaba enjoando de ter tanta camisa e aquela camisa que você morreu nuns 200 reais no lançamento você só recupera uns 60 Reais descontada a taxa do Mercado Livre. E se você compra camisas caríssimas usadas ( = suadas) por jogadores de futebol e nem as veste, apenas possui pela alegria de ter um item desse guardado no armário, apenas tenha a consciência de que sua patologia é a mesma de quem coleciona calcinhas usadas, mas no seu caso são peças usadas de homem.


A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Um comentário:

  1. O cara tem uma camisa da seleção do Tibet! Sei que não é um sentimento legal, mas invejei.

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.