O Vasco da Gama tem acerto para trocar de fornecedor esportivo no ano que vem: o time de São Januário vai vestir Nike pela primeira vez.
Em meio à expectativa do anúncio, previsto para o fim de 2025 - pois o clube tem contrato em vigor com a Kappa -, o clube e a fornecedora americana têm feito reuniões para definição de detalhes do contrato, que deve ser assinado em um acordo por sete anos.
O Vasco e a fornecedora tem o interesse em transformar o clube em uma marca global. A intenção da direção vascaína é ter todo o processo pensado de forma mundial, desde a produção dos materiais, com os desenhos vindo dos escritórios de fora, até as distribuições dos produtos.
O clube carioca quer estar nas principais lojas da Nike físicas ao redor do planeta, como nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. Isso faz parte do objetivo da direção em ampliar a marca do clube pelo mundo.
Houve também, um "showroom" feito pela empresa de material esportivo com lojistas — a Nike apresentou e demonstrou alguns produtos, sem ainda o desenho final da futura camisa. O objetivo da empresa foi já se aproximar das lojas e entender os processos de distribuição. Não havia representantes do Vasco na apresentação.
No entanto, alguns membros da direção do Vasco já viram o material apresentado pela Nike, como se fosse a "base da camisa", ainda sem os designs do Vasco. Os dirigentes gostaram do que viram, com a tecnologia de referência da fornecedora americana.
A Nike já tem toda a produção preparada para a fabricação das camisas. A empresa pretende investir fortemente no futebol brasileiro em 2026. Recentemente, os americanos renovaram os contratos com a Seleção Brasileira e o Corinthians e acertaram com o Atlético Mineiro também para 2026.
A agremiação introduziu de forma espontânea algumas publicações que lembram a linguagem da empresa americana. Alguns posts em redes sociais fizeram sucesso com os torcedores vascaínos, e a fornecedora gostou da repercussão. O clube usou fontes e modelos de edição que já estavam no próprio pacote gráfico vascaíno.
Pelo acordo com a Kappa, qualquer anúncio só deve ser feito próximo ao fim do ano. A Puma era a empresa que mais chegou a estar próxima de um acordo, mas a fornecedora alemã não teve grandes avanços nos últimos tempos com a direção vascaína. A Nike se agilizou e tomou a frente das negociações.
O Vasco tinha nas mãos propostas de três outras fornecedoras de material esportivo: Mizuno e Diadora, além da Kappa, que tinha o desejo de renovar o seu contrato com o clube.










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