Estrela Vermelha (Sérvia) - O Fudbalski Klub Crvena zvezda mais conhecido internacionalmente em países lusófonos como Estrela Vermelha de Belgrado, é um clube de futebol profissional da cidade de Belgrado, capital na Sérvia.
Em fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de jovens, jogadores ativos, estudantes e membros da Liga da Juventude Antifascista Unida Sérvia, decidiu formar uma Sociedade Juvenil de Cultura Física, que se tornaria o Estrela Vermelha de Belgrado em 4 de março. Anteriormente, em dezembro de 1944, todos os clubes sérvios do pré-guerra foram abolidos e, em 5 de maio de 1945, a secretária comunista de Esportes, Mitra Mitrović-Djilas, assinou o decreto dissolvendo formalmente todos os clubes do pré-guerra no território da República Socialista da Sérvia.
O nome Red Star foi atribuído após uma longa discussão. Outras ideias propostas foram: "Estrela do Povo", "Estrela Azul", "Proleter", "Stalin", "Lenin", etc. O clube logo foi adotada como um símbolo do nacionalismo sérvio na Iugoslávia e uma instituição esportiva que continua sendo a mais popular do país até hoje.
Red Star Football Club 93 (França) - É clube de futebol da França, sediado em Saint-Ouen, na região metropolitana de Paris. Foi fundado pelo que então seria o futuro presidente da FIFA, Jules Rimet, em 21 de fevereiro de 1897.
O clube também é reconhecido por ter uma torcida engajada com a esquerda, embora seu nome não faça referência original ao comunismo, sendo anterior à própria adoção da estrela vermelha como símbolo desse movimento. A inspiração para o nome veio da companhia marítima belgo-estadunidense Red Star Line, utilizada pela governanta inglesa que trabalhava para Rimet.
Seaham Red Star Football Club (Inglaterra) - É clube de futebol com sede em Seaham, na Inglaterra. Foi fundado em 1973 em um pub que que possuia este nome.



Oi
ResponderExcluir