Últimas Notícias

Descubra a origem dos quadrados na camisa da Croácia

O uniforme inusitado da Croácia possui um chamativo desenho xadrez, em vermelho e branco. Faz alusão ao “Brasão das armas Croatas” que fica no centro da bandeira da Croácia, que possui três listras horizontais em azul, o branco e o vermelho.



Durante a guerra separatista contra a Iugoslávia, de forma pejorativa, o brasão foi denominado sahovnica, que literalmente significa "tabuleiro de xadrez" em servo-croata. Mesmo que dessa maneira o nome pegou e de certo modo virou a nomenclatura oficial para o brasão croata.



Esta representação que faz parte de diversos símbolos nacionais da Croácia, tem origem controversa. São pelo menos três explicações: 

De acordo com a lenda, a referência aos quadrados em xadrez começou com o monarca Stjepan Držislav, antigo rei da Croácia, que era um grande enxadrista. Quando ocupava o posto, ele foi capturado por venezianos e, para determinar se seria solto ou não, foi desafiado por Pietro II Orseolo, monarca do reino rival.

Segundo a história, foram três partidas disputadas entre os dois e três vitórias do croata. Portanto, quando chegou a sua terra natal, celebrou o feito com a adição do tabuleiro de xadrez ao brasão de sua família.


Apesar de popular, a lenda nunca foi comprovada por nenhum registro histórico e existem ainda mais duas explicações. Uma seria em virtude das duas etnias da população: apelidadas de Croácia Vermelha e Croácia Branca, a cores são uma representação das suas etnias que compõem a população do país.

A outra referencia pode remeter ao desenho da flor Fritillaria montana, que pertencente à família dos lírios e é comum naquela região da Europa. Esta flor possui um formato de sino com bulbos com escamas carnudas e as pétalas quadriculadas, é muito utilizada na medicina chinesa.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Um comentário:


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.