Últimas Notícias

San Marino: Pequena no tamanho e no futebol

No mapa da Europa, um pedacinho de terra cercado de Itália por todos os lados. Com apenas 61 km² com uma população estimada em 30 mil habitantes, San Marino famosa esportivamente por causa do Grande Prêmio de Fórmula 1 que, na verdade é disputado em Imola, a 100 km de distância.


É a república mais antiga do mundo, instituída no ano de 301, após conquistar a independência do Império Romano. Marino, escultor procedente da ilha de Rab, atual Croácia, se instalou na região enquanto fugia da perseguição religiosa imposta pelo imperador Diocleciano. A Constituição que determinou o regime de república parlamentarista foi promulgada em 1600, e é a que está a mais tempo em vigência no planeta.


Quando o assunto é futebol, o país ainda engatinha. Fundada em 1931, a Federação de Futebol de San Marino é uma das mais antigas da Europa. Entretanto, além de algumas edições esporádicas da Coppa Titano, existiu apenas no papel até 1985, quando finalmente começou a organizar o campeonato nacional e formar de fato uma seleção, que só estreou oficialmente em 1990, perdendo para a Suíça por 4x0 nas Eliminatórias para a Euro-92.



O país entrou para a história com um recorde: o gol mais rápido das Eliminatórias da Copa do Mundo. Gualtieri balançou a rede adversária aos oito segundos, em um jogo contra a Inglaterra. Porém, o placar final foi 7x1 para os ingleses.


San Marino tem derrotas monumentais, como uma goleada de 10x0 da Bélgica nas Eliminatórias da Copa de 2002 ou os 13x0 sofridos diante da Alemanha, nas Eliminatórias para a Eurocopa, em 2006.


Entretanto, a seleção apelidada como "Sereníssima" também coleciona alguns momentos de "glória".  Em 2002, conseguiu um heroico empate em 1x1 contra a Letônia, fora de casa. Esse resultado causou alegria entre os jogadores de San Marino, e acabou resultando na demissão do técnico letão.


A única vitória na história aconteceu sobre Liechtenstein, em 2004. O resultado foi 1x0 e transformou quase em feriado nacional. Andy Selva, autor daquele gol, é o maior artilheiro de todos os tempos, com oito tentos marcados.


A seleção é formada por jogadores amadores. Existem “atletas” que são barman, contador, funcionários de banco, entre outros e que usam o futebol como uma profissão secundária. O técnico da seleção, Giampaolo Mazza, está no comando da equipe desde 1998, e também tem outra profissão. É professor em uma escola da região e a tarde treina os jogadores. Atualmente, a seleção é a última colocada no ranking da FIFA ocupando a 207ª posição.


A ESPN gravou um documentario chamado "Destino Futebol: A Viagem de San Marino" mostrando o que se passa pela cabeça de jogadores da seleção que ocupa a última posição do ranking mundial da FIFA, que nunca venceu um jogo oficial em toda a sua história. Confira o vídeo abaixo:



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Um comentário:

  1. Muito bom!!!

    Os caras são guerreiros mesmo apesar de tudo, eles estão ali para representar seu pais, por isso que eu admiro essa seleção

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.