Últimas Notícias

Espanha: Um país, várias nações - Parte 03

A Comunidade Autônoma da Catalunha está localizada na fronteira da Espanha com a França e possui uma seleção própria desde 1902. Em 1914, a seleção catalã realizou sua primeira partida e foi goleada por 7x1 pela seleção da França. Com o início da Guerra Civil Espanhola e o posterior regime fascista de Francisco Franco, a equipe da Catalunha ficou na clandestinidade até meados da década de 70, disputando apenas pequenos amistosos em Barcelona. Em 1976, a seleção catalã voltou em grande estilo, enfrentando a União Soviética e empatando por 1x1. Neste jogo, os holandeses Johan Cruyff e Johan Neeskens vestiram a camisa da Catalunha, visto que atuavam pelo Barcelona.

Na década de 90, surgiu um movimento popular para que a Catalunha possua uma seleção nacional independente em todos os esportes. Este projeto, chamado de Plataforma Pró Seleções Esportivas Catalãs, ganhou força depois da conquista da Copa Mundo pela Espanha, já que muitos jogadores campeões do mundo vêm da Catalunha e o capitão da seleção espanhola, Carles Puyol é o capitão da Catalunha. Muitos dos atletas e dirigentes de Barcelona já expressaram seu desejo de que a seleção catalã dispute as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Atualmente, a Catalunha disputa pelo menos um amistoso de grande porte por ano e tem como treinador o ex-jogador holandês Johan Cruyff. Os clubes de maior destaque na região são o Barcelona e o Espanyol.



A Comunidade Autônoma das Ilhas Baleares está situada no arquipélago a leste da Espanha e desde o início dos anos 2000 tem uma seleção autônoma. A equipe balear é bastante recente e disputou apenas um amistoso em 2002, perdendo por 2x0 para a seleção nacional de Malta. Desde então, a federação local trabalha apenas na administração da divisão regional das Ilhas Baleares, uma das ramificações do campeonato espanhol. No futebol amador, as Ilhas Baleares disputaram a fase espanhola da Copa das Regiões da UEFA nas temporadas 2005/06, 2007/08 e 2009/10 e sua melhor participação foi justamente nesta última edição, quando chegaram às semifinais. O clube de maior destaque na região é o Mallorca.


A Comunidade Autônoma das Ilhas Canárias está situada no arquipélago a oeste da Espanha e possui uma seleção autônoma oficial desde 1996. Na sua estreia no mesmo ano, as Canárias bateram a seleção da Venezuela por 5x1. Depois, as Canárias disputaram mais quatro amistosos internacionais, sendo o último em 2007, justamente contra o adversário da sua estreia. Entretanto, desta vez os venezuelanos ganharam por 2x0 da seleção canária. Os clubes de maior destaque na região são o Las Palmas e o Tenerife.


A Comunidade Autônoma de La Rioja está localizada no norte da Espanha e tem uma seleção autônoma desde 1998. Neste ano, a seleção riojana jogou sua única partida até hoje, vencendo o Real Sociedad por 3x1. No futebol amador, a seleção de La Rioja participou da etapa espanhola da Copa das Regiões da UEFA em 2001/02, 2003/04, 2005/06 e 2007/08. Apesar da presença constante, a seleção de La Rioja nunca passou da fase de grupos contra as outras seleções autônomas da Espanha. O clube de maior destaque da região é o Logroñés. 



Clique aqui e leia também a Parte 01 desta matéria.
Clique aqui e leia também a Parte 02 desta matéria.
Clique aqui e leia também a Parte 03 desta matéria.
Clique aqui e leia também a Parte 04 desta matéria.
Clique aqui e leia também a Parte 05 desta matéria.


A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

3 comentários:

  1. Puxa... A espanha é mesmo um verdadeiro "quebra-cabeças" de regiões autônomas! Mas as camisas representadas, são lindas. A away da Catalunha é extremamente linda!

    ResponderExcluir
  2. O Puyol nao eh o capitão da Espanha, ele soh eh capitão do Barça e da Seleção autonoma da Cataluña
    O capitão da Espanha eh o Iker Casilias

    ResponderExcluir
  3. É verdade Guilherme. O Casillas é o capitão da seleção espanhola e levantou a taça da Copa do Mundo de 2010.

    Obrigado pela correção!

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.