O Santa Cruz Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Recife, do estado de Pernambuco, fundada a 3 de fevereiro de 1914. O clube nasceu de uma iniciativa de garotos que queriam criar um time de futebol. O grupo de jovens brincava no pátio da Igreja de Santa Cruz e resolveu fundar a equipe. Para tanto, marcaram uma reunião para o mesmo dia à noite, onde foram definidos o nome, a primeira diretoria e as cores do clube.
Na reunião, definiu-se o nome da nova agremiação como sendo "Santa Cruz Foot-Ball Club". As cores escolhidas foram o branco e preto. Porém, logo no início de sua fundação, a federação de futebol da época proibiu que o clube adota-se o preto e o branco, alegando que o Flamengo de Recife já possuía essas cores. Com isso o Santa Cruz se viu obrigado a modificar as cores de sua camisa e acabou adotando o vermelho, tornando-se tricolor.
O Santa Cruz possui entre as suas principais conquistas, 24 títulos estaduais e também o prêmio de Fita Azul do Brasil em 1980, já tendo sido semifinalista do Campeonato Brasileiro na década de 1970.
Curiosidade 01 - O primeiro jogo da equipe foi contra o Rio Negro, em 1914 e o Santa Cruz goleou seu adversário por 7 x 0. O Rio Negro pediu revanche e exigiu que Silvio Machado, artilheiro do primeiro jogo com cinco gols, não poderia jogar a segunda partida. Carlindo entrou em seu lugar e o resultado do segundo jogo foi 9 x 0 para o Tricolor pernambucano, seis de Carlindo.
Curiosidade 02 - O Santa Cruz nasceu alvinegro. A escolha das cores preta e branca é uma representação do ideal do clube: aproximar adeptos de todas as raças, pois até a fundação do Santa Cruz negros e mestiços eram proibidos de fazer parte do elenco de Náutico, Sport e outros times da capital.
Curiosidade 03 - A maior virada do futebol profissional brasileiro aconteceu em 1915 quando o Santa Cruz perdia por 5 x 1 do América, aos 30 minutos do segundo tempo e em 15 minutos o tricolor marcou seis gols, vencendo a partida por 7 x 5.
Curiosidade 04 - O Santa Cruz detém a maior invencibilidade da história do futebol brasileiro, levando-se em conta os jogos dentro de casa, com 45 jogos sem perder em seus dominios, entre 2004 e 2006.
Curiosidade 05 - Em outubro de 1934, a Seleção Brasileira, procedente da Copa da Itália, desembarcou no Recife para uma série de amistosos, e os resultados obtidos foram: Brasil 4 x 2 Sport, Brasil 3 x 2 Santa Cruz, Brasil 8 x 3 Náutico. Entretanto, um atraso do navio da Seleção fez com que o Tricolor pedisse uma revanche, e, desta vez, com vitória: Santa Cruz 2 x 1 Brasil. Com esta vitória, o Santa Cruz tornou-se um dos poucos clubes do mundo a conseguir derrotar a Seleção Brasileira.
Abra sua conta digital 100% gratuita no Mercado Pago e ganhe R$ 10 no seu primeiro pagamento para: Recarregar seu celular, Pagar suas contas de consumo, Pagar com código QR em milhares de lugares. Multiplique suas economias, faça transferências, compre parcelado e aproveite todos os benefícios!
A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

Parabéns pelo blog, muito bem formulado, e essas curiosidades até eu que sou tricolor pernambucano não sabia. só depois atualiza o uniforme do santinha que esse é o de 2010 o/
ResponderExcluirSanta meu eterno amor (L)
Camisa espetacular um sonho de comsumo...
ResponderExcluirParabens por essa aquisição!
Grande abraço
Eictha, que essa camisa ficou linda demais.
ResponderExcluirBelo trabalh da Penalty.
adorei o comentário muito bem elaborado!!
ResponderExcluirvaleu tricolor!!!
parabns pelo trabalho,valeu tricolor.
ResponderExcluirGostaria de fazer uma ressalva, acho que a penalty deveria colocar as estrelas alusivas aos titulos inéditos do santinha em cima do escudo, pois aquilo se trata da historia do clube. é essencial, e a diretoria de marqueting do santa deveria observar com mais cuidado!
ResponderExcluirbela camisa, gostei. o santa sempre foi um gigante nordestino com sua imensa torcida, tinha que ser bem administrado fora e dentro de campo para voltar a brilhar nos gramados do brasil.
ResponderExcluirPOR QUE O SANTA CRUZ NÃO COLOCA UM ANUNCIO EM REDE
ResponderExcluirNACIONAL DESSA FORMA:
TIME DE FUTEBOL DE MAIOR MÉDIA DE PÚBLICO EM TODAS
AS FASES DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2011 ENCONTRA-SE A DISPOSIÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES DE PATROCÍNIO PARA OS SEUS UNIFORMES.
COM CERTEZA IRÃO APARECER VÁRIOS,QUE NÃO QUER INVESTIR EM UM TIME DE MASSA?
LÚCIO CASTANHA-RECIFE PE