A faixa no uniforme do Vasco da Gama remonta sua fundação e era inicialmente horizontal. Passou a ser diagonal na virada do século XIX para o século XX. Em 1901 a faixa já era diagonal em sua equipe de remo.
Quando o Vasco se fundiu ao Lusitânia e inaugurou sua divisão de futebol, em 26 de novembro de 1915, adotou a camisa totalmente preta com punhos brancos que a agremiação futebolística já utilizava acrescida da Cruz de Malta à altura do peito. Foi com tal uniforme o Vasco conquistou seus primeiros títulos e, por isso, ganhou o apelido de "camisas negras".
Em 16 de janeiro de 1938, o Vasco utilizou pela primeira vez em sua história a camisa branca com uma faixa diagonal preta. Foi num jogo contra o Bonsucesso pelo Campeonato Carioca em que saiu vencedor por 4 a 1. A novidade foi abandonada no mesmo dia e a camisa branca só foi reabilitada na década de 1940.
No decorrer da década de 1940, a camisa totalmente preta foi sendo gradualmente substituída pela versão com faixa diagonal idêntica à do remo.
A faixa diagonal atravessando o peito da camisa do Vasco da Gama é uma referência ao navegador português que dá nome ao clube. A faixa representa o caminho da Europa para a índia descoberto pelo “heroico português” (modo como o sr. Vasco da Gama é chamado no hino do clube) durante a Era dos Descobrimentos, na mais longa viagem oceânica.



Nenhum comentário:
Postar um comentário