Últimas Notícias

Troca de fornecedora da camisa da Alemanha gera crise no país

O anúncio da substituição da Adidas pela gigante americana Nike como patrocinadora e fornecedora de material esportivo da seleção alemã de futebol a partir de 2027 provocou uma grande alarde que chegou até o governo do país, com críticas sobre falta de “patriotismo”.


A Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciou a assinatura de um contrato com a Nike para o período 2027-2034, uma decisão que encerrará uma parceria de mais de 70 anos com a marca esportiva alemã Adidas ( veja matéria completa ).


“Não consigo imaginar uma camisa alemã sem as três listras” da Adidas, reagiu o ministro da Economia e vice-chanceler, Robert Habeck.


“Adidas e preto-vermelho-amarelo”, cores da bandeira alemã, “sempre foram inseparáveis para mim. Eu teria apreciado um pouco mais de patriotismo local”, criticou o político ambientalista.


O ministro da Saúde, o social-democrata Karl Lauterbach, também manifestou sua decepção. A escolha de uma empresa americana para vestir a ‘Mannschaft’ é “um erro”, avaliou na rede social X, lamentando que “o comércio destrua uma parte da pátria e uma tradição”.


“O futebol alemão sempre fez parte da história econômica alemã. A seleção nacional, que joga com as três listras, era tão identificável como dizer que a bola é redonda e que uma partida dura 90 minutos”, declarou Markus Soder, ministro-presidente da Baviera, região sul da Alemanha onde a Adidas está sediada.


Para além da política, o descontentamento é generalizado no país. “É novamente uma questão financeira”, critica a influente revista Der Spiegel, enquanto a informação divulgada na imprensa, embora não confirmada, cita um contrato de 100 milhões de euros por ano (quase R$ 541 milhões na cotação atual).


Segundo o jornal Süddeutsche Zeitung, o anúncio também é uma “afronta” à Adidas, uma semana após ter apresentado seu novo uniforme para a Eurocopa, uma camisa em degradê rosa e roxo que virou assunto no país.


“Incrível, a seleção pertence à Adidas, é incompreensível que possamos escolher um gigante americano”, afirmou à AfP Moritz Steimann, estudante de 25 anos.


Muitos torcedores revoltados encheram as redes sociais de comentários.


– “Entendemos a comoção” –


A Federação Alemã de Futebol já previa uma reação negativa.


“Entendemos a comoção”, declarou no X horas após o anúncio do contrato, afirmando que a separação da Adidas “não nos deixa indiferentes”, mas que a Nike apresentou “de longe a melhor oferta”, justificou a DFB.


O presidente do conselho de administração da entidade esportiva, Holger Blask, também se disse “impressionado” com a visão da Nike, “que inclui um compromisso claro com a promoção do esporte amador e popular, bem como com o desenvolvimento sustentável do futebol feminino na Alemanha”.


Já o diretor-executivo da marca americana, John Donahoe, disse na quinta-feira que estava “profundamente orgulhoso” de sua empresa ter sido escolhida.



A notícia foi um duro golpe para a Adidas, cuja história está ligada à seleção alemã desde 1954.


O popular jornal Bild é um dos poucos que aprovou o acordo na sexta-feira (22), destacando as dificuldades financeiras da DFB. “A tradição não paga as contas”, avalia o veículo.


Além do contrato com a Nike, a Federação Alemã de Futebol também anunciou um acordo com o Tik Tok, que se tornará o “patrocinador oficial de entretenimento” da seleção masculina.


Para a Alemanha, que atravessa uma estagnação econômica, a substituição da Adidas obscurece ainda mais suas perspectivas, após outro símbolo de sua indústria, a fabricante de automóveis Volkswagen ter sido substituída como patrocinadora da Eurocopa-2024 por sua rival chinesa BYD.




A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.