Últimas Notícias

A época das camisas reversíveis com dupla-face

No começo dos anos 2000, a Umbro lançou diversas camisas famosas que eram dupla-face, ou reversíveis: aquelas que quando você vira do avesso, ela se torna uma nova camisa, com outro modelo.



O curioso dessa moda é ver que a camisa reversível raramente era “funcional”: o time mesmo não usava o lado “avesso” dela em campo (inclusive, que podemos realmente chamar de “avesso” por ter claramente um lado principal, o da camisa de jogo).


Elas funcionam muito mais como ação de marketing, trazendo visuais casuais do lado de dentro para aumentar a venda. Inclusive, fica aí o registro para o uso aqui no Brasil em uma bela ação de marketing da Penalty antes da Copa do Mundo de 2014.



Um raro exemplo famoso disso foi a camisa reversível do Manchester United de 2001/2002, onde um lado era o uniforme 2 e o outro era o uniforme 3. Mesmo assim, ainda tinha uma pegadinha: a camisa só era reversível para os torcedores, não para os atletas.



O que começa a entrar no mérito de por que se usa tão poucas camisas reversíveis hoje em dia. Em primeiro lugar, pegando o gancho aí da “camisa reversível só para torcida” do Manchester United, em um ambiente em que as camisas são pensadas cada vez mais para auxiliar na performance do atleta, as camisas reversíveis são um inconveniente técnico.


Elas podem ter aparatos que incomodam o atleta (exemplo: um escudo bordado por dentro pinicando) e, mesmo se for toda sublimada, ainda assim vai ser mais pesada: o tecido tem que ser grosso suficiente para a sublimação de um lado não vazar no outro (ou ser dois tecidos ligados).





Ainda assim, o mais óbvio fator a jogar contra essa moda é o financeiro. A lógica, claro, é manter as camisas de jogo separadas para vender mais camisas.


Quase todas as camisas reversíveis lançadas tinham uma face “casual”, que não era uniforme de jogo, e aí servia como uma estratégia para agregar valor à peça. Já o solitário exemplo do Manchester United envolvia as camisas dois e três do clube, não a principal.


“Por que vender uma camisa reversível se eu posso vender duas camisas comuns?” 


Porém, existe um lugar no futebol que toda essa lógica mercadológica vai por escanteio e lá achamos equipes que ficam felizes em ter seus uniformes um e dois numa mesma camisa reversível. Sabe onde? Onde o futebol não tem dinheiro.





O Newtown, time do Campeonato Galês (curiosamente, segunda publicação seguida falando do futebol de clubes de Gales), lançou em 2018 sua camisa dessa forma: de um lado a camisa um, do outro a camisa dois. E a ação se pagou de longe.


Primeiro, por toda a exposição que ela gerou para o clube. Depois, porque estamos falando de um clube fora dos grandes holofotes, que não vendia mais do que 20 camisas por temporada em média (só o patrocinador pediu 60 das reversíveis após o sucesso dela na mídia). Além disso, com todo o respeito, não são jogadores de alto nível: uma camisa um pouco mais pesada pouco importa no seu desempenho.


Para colocar em perspectiva, estamos falando de um clube que não troca camisas ao final dos jogos porque não tem outro jogo de uniformes e cujas categorias de base sequer tinham acesso a um uniforme reserva (improvisavam no caso de um conflito de cores). Então aqui a técnica dupla-face se encaixa como uma luva, inclusive para os uniformes principais do clube.



Fonte: Uniformes FC



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.