A Peak Sport é companhia de origem chinesa que fornece os uniformes do Time Brasil nas Olimpíadas de Tóquio e que assumiu o lugar que foi da Nike nos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016 ( veja matéria completa ).
Pelo acordo, os atletas deverão vestir obrigatoriamente peças da marca durante viagens, pódios e cerimônias oficiais. Conheça os uniformes do Time Brasil nos Jogos Olímpicos.
O acordo envolve o pagamento de R$ 7.877 milhões, mas em permuta. Em outras palavras, este valor será entregue apenas em produtos, não dinheiro.
Como um dos pioneiros na indústria de roupas esportivas na China, a Peak Sport iniciou seus negócios em produtos de calçados em 1988 e estabeleceu a marca “PEAK” em 1991. De acordo com a pesquisa de mercado da Frost & Sullivan, a PEAK é um dos as três marcas de calçados esportivos e de basquete mais famosas da China.
Porém, apenas oito anos depois do IPO (oferta pública inicial, na sigla em inglês) na bolsa de Hong Kong em 2009, quando abriu seu capital, precisou fazer a operação reversa. A empresa teve suas ações retiradas da listagem (OPA) por baixo rendimento das ações.
A companhia coloca um alto valor em pesquisa e desenvolvimento e tem quatro centros fortes de P&D com 260 designers profissionais unidos da China, Europa e Estados Unidos.
Para a delegação brasileira presente na capital chinesa, foram produzidas 39 mil peças, entre calças, bermudas, agasalhos, camisas, tops, bonés, bolsas e calçados. Além do Brasil, a Peak é também patrocinadora dos Comitês Olímpicos da Eslovênia, Islândia, Nova Zelândia, Romênia e Ucrânia também assinaram contratos com a Peak.
Entre os 301 atletas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio, só 24 estão competindo vestindo uniformes do Time Brasil. A empresa ofereceu vestuário para toda a delegação, mas 28 confederações esportivas optaram por usar fornecedores individuais durante os Jogos. Apenas atletas de 7 modalidades usaram os uniformes da Peak enquanto competem.
Fora de cerimônias, as confederações têm liberdade para vestir competidores com fornecedores individuais durante os jogos e disputas. O vôlei, por exemplo, veste peças da Asics nos jogos pelo patrocínio da marca a Confederação Brasileira de Vôlei. O mesmo se aplica ao futebol, que pelo acordo com a Nike, veste o swoosh durante as partidas.
Desde que assumiu o lugar da Nike no Time Brasil, a chinesa Peak forneceu equipamentos para os Jogos de Inverno em PyeongChang, em 2018, os Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, em 2019. Pelo contrato, a delegação brasileira ainda vestirá peças da marca nos Jogos de Paris, em 2024.
Os novos uniformes do Time Brasil apresentam a tecnologia inovadora voltada para o desempenho esportivo e com funções como manter a roupa fresca e seca, isolamento térmico, proteção ao vento e à água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário