Últimas Notícias

Museu da História do Futebol tem o maior acervo das Américas

Desde 2019, o Museu da História do Futebol tornou-se casa do maior acervo futebolístico da Américas.

Situado em Porto Belo, no litoral de Santa Catarina, o espaço abriga mais de três mil itens relacionados ao esporte, devidamente identificados.


A exposição segue uma ordem cronológica, de modo a abordar desdes os primeiros registros de jogos com bola na Grécia, China, Egito e Roma, até a profissionalização do futebol, resultando nas Copas do Mundo, maior evento esportivo do planeta.


No acervo, onde é dada maior ênfase a Seleção Brasileira, estão presentes camisas autografadas, chuteiras, bolas, flâmulas, medalhas, faixas, postais, selos, ingressos, livros, revistas e documentos.


Dentre eles, se destacam raridades internacionais, tais como a bola da final da Copa de 1978, a faixa de campeão da Copa de 1958, chuteiras das Copas de 1930 e 1934, camisas originais de Pelé, além das camisas de atletas como Zidane, Messi, Ronaldo, Zico, Henry, Neuer e Robben.


Camisas de Robben (esquerda), Henry (centro) e Messi (direita).
De acordo com Jules Soto, curador do museu, a maior parte das peças presentes no acervo estavam nas mãos de particulares no Brasil e exterior, sendo adquiridas por ele e sua esposa sem qualquer financiamento, uso de recursos públicos ou mesmo leis de incentivo.

A iniciativa se deu após perceberem a importância de um local que preservasse a história do esporte. 

“Percebemos em 2012 a importância de criar um museu que trabalhe na recuperação, pesquisa e conservação deste patrimônio, adotando um efetivo sistema de curadoria”, afirmou o curador.


Soto ainda deixou claro que o conceito de exposição do Museu da História do Futebol, em Porto Belo, difere daquele presente no Museu do Futebol, localizado no Pacaembu, em São Paulo.

Enquanto o primeiro dedica-se majoritariamente a peças físicas, o segundo propõe uma experiência virtual. Por tal, considera que está diante do maior acervo de futebol das Américas e um dos maiores do mundo, atrás do apenas do Museu Nacional do Futebol, situado em Manchester, na Inglaterra.

Camisa autografada pelo argentino Diego Maradona.
"O Museu do Futebol foi um marco pela proposta, mas é formado por um acervo virtual. Imagens digitalizadas e licenciada, mas sem o contato com as peças. Respeitamos, mas não é a nossa proposta. A gente constrói em cima do acervo, que é a base do museu.

A energia da peça que foi utilizada em uma Copa do Mundo. Vemos esse efeito no público. É o maior acervo exposto sobre futebol das Américas, desde o Alasca à Terra do Fogo", complementou Jules.


Museu da História do Futebol funciona anexo ao Porto Belo Outlet Premium (BR-101, KM 159, sentido Norte, Porto Belo).

Funciona diariamente das 13 horas às 21 horas (durante a pandemia do covid-19, o museu permanece fechado) e os ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Crianças com até 3 anos não pagam entrada.

Para grupos de visitantes é solicitado que faça o agendamento pelo e-mail contato.muhf@gmail.com. É permitida a entrada com animais somente no colo com exceção de cães-guias que são permitidos por lei. Crianças com até 10 anos somente acompanhadas dos pais ou responsáveis.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.