Últimas Notícias

México usou camisas azuis na Copa do Mundo de 1950

Na Copa do Mundo de 1950, a seleção do México abandonou o tradicional vermelho, verde, branco e disputou uma partida usando uma camisa listrada em azul e branco, do Esporte Clube Cruzeiro de Porto Alegre.

O curioso fato aconteceu no dia 2 de julho contra a Suíça, no Estádio dos Eucaliptos, antiga moradia do Internacional.

Ambas seleções atuavam de vermelho, sem opção de fardamento alternativo (o México adotaria o verde posteriormente). A primeira opção para viabilizar a partida seria o clube detentor do estádio ceder a camisa local. Só que o Inter também é rubro, o que inviabilizou essa alternativa.

Neste caso, as possibilidades seguintes foram o Grêmio e o Cruzeiro-RS, com vantagem ao segundo pela proximidade de poucas quadras do Estádio da Montanha com os Eucaliptos.


A resolução foi arquitetada num encontro entre dirigentes das equipes e representantes da Confederação Brasileira de Desportos (CBD). De acordo com o historiador e jornalista Carlos Matzenbacher, a decisão de quem utilizaria o primeiro uniforme foi na praticidade clássica do “cara ou coroa”. Embora o México tenha vencido o sorteio, optou por ceder o direito ao time adversário. Uma gentileza aos suíços.  

"Naquele tempo, os clubes não tinham duas ou três camisetas. As seleções não tinham uma alternativa. O campo mais perto era do Cruzeiro, onde fica localizado o cemitério João XXIII. A escolha foi por proximidade. As novas camisas não tinham o símbolo do Cruzeiro-RS, já que o escudo era fixado na hora", explicou o historiador, que também é ex-dirigente do Cruzeiro e produz dois livros sobre o clube.

Os registros daquela época são raros e escassos. Ninguém conhece, por exemplo, o paradeiro daquelas blusas do Cruzeiro e que seriam relíquias nos dias atuais. O fato é lamentado pelo clube gaúcho. 

O uniforme listrado verticalmente em azul e branco não deu sorte aos mexicanos, que perderam para a Suíça 2x1. 



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.