Últimas Notícias

Por que a Seleção Brasileira de futebol é chamada de canarinho?

A mística surgiu a partir de uma tragédia. Após a derrota da Seleção Brasileira para o Uruguai por 2x1 na final da Copa do Mundo de 1950 em pleno estádio do Maracanã, o tradicional branco do uniforme foi aposentado. Ele virou sinônimo de azar. O momento exigia mudança; uma reação para devolver a confiança aos jogadores e à torcida.

Com o objetivo de virar a página, em 1953 o jornal carioca Correio da Manhã – em parceria com a então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) – realizou um concurso para escolher um novo uniforme. Mais de 200 desenhos foram apresentados e o vencedor foi um gaúcho de 19 anos, Aldyr Garcia Schlee.

Ele apresentou esboços de uma camisa amarelo-ouro, com frisos verdes nas golas e punhos; calção azul-cobalto com uma listra branca ao lado e meias brancas com listras verdes e amarelas ( veja matéria completa ).


A novidade inspirada na bandeira nacional agradou em cheio e foi parar na capa do jornal. A cor forte da camisa fez o radialista Geraldo José de Almeida comparar os atletas a um pequeno pássaro de canto melodioso e porte elegante: o canário-da-terra.

O apelido foi eternizado e nascia a emblemática “Seleção Canarinho”. Dali em diante, esse uniforme correu o mundo impondo respeito pelos gramados onde pisa.

Para o jornalista Zaiman de Brito Franco, com 50 anos de carreira e muita intimidade com o futebol, a camisa amarela é mais do que um simples uniforme. Para ele, é um manto sagrado. “Essa camisa é um bonito símbolo de quase 70 anos de tradição, muito querido pelas pessoas. A sua cor remete à bandeira nacional e também traz um significado ecológico”, reforça ele.

Assim como o amor pela Seleção, o canário que serviu de inspiração também cobre o País. São cinco subespécies reconhecidas como brasileiras, o Sicalis flaveola brasiliensis vai do Paraná ao Maranhão.

Já o Sicalis flaveola pelzelni pode ser visto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e até no Exterior, nos vizinhos Argentina e Uruguai. Ele vive em campos secos, de culturas e também na Caatinga. Há ainda o Sicalis flaveola flaveola, o Sicalis flaveola valida e o Sicalis flaveola koenigi, todos em tons de amarelo.


Como um bom atleta, o canário percorre os gramados atrás de sementes para se alimentar. Para depositar seus ovos, a ave frequentemente usa ninhos abandonados, muitos de joão-de-barro, e também buracos.

Encarnando um atacante que sabe aproveitar as oportunidades, ela costuma fazer uma cestinha confortável nos espaços que encontra. São de 3 a 4 ovos por postura, com um período de incubação de 13 dias, menos da metade do tempo de uma Copa do Mundo. O canário vive em grupos, mas durante a reprodução ficam estritamente aos casais.

Um das subespécies, o canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola brasiliensis) mede até 13,5 centímetros, um baixinho confiante e que se destaca no meio onde vive, como um certo Romário, tetracampeão na Copa de 1994. Essa ave é muito admirada pelo seu canto forte e estalado.

Curiosamente, o macho tem um canto de madrugada territorial extenso, áspero, fraseado, bem diferente do canto diurno. Para cantar, o pássaro ainda gosta de se empoleirar. Infelizmente, como os nossos craques mais habilidosos, a ave também é perseguida indiscriminadamente pelos campos. Os criminosos que as caçam, buscam abastecer o mercado de apreciadores de pássaros com cantos bonitos. Atitude que merece um cartão vermelho.

A camisa amarelinha hoje é mais do que futebol. Virou uma espécie de passaporte para os brasileiros pelo planeta, que costuma gerar simpatia entre os estrangeiros admiradores do esporte. É a única a ostentar cinco estrelas de campeonatos mundiais.

Com os passar das décadas, ela já recebeu diversas alterações, algumas bem-vindas e outras nem tanto, mas sua cor se mantém intocada. O amarelo se transformou em algo sagrado, um patrimônio do povo.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.