Últimas Notícias

Conheça a camisa mais antiga da Seleção Brasileira de futebol

A peça branca está guardada em São Paulo pela família de Amílcar, meio-campista campeão nas duas primeiras conquistas brasileiras. O neto do jogador, Fabio Barbuy, diz que o avô garantia que a camisa é de 1919, quando o Brasil ficou com o título vencendo o Uruguai na final por 1x0, no estádio das Laranjeiras.

Naquela época não tinha duzentas camisas que nem eles levam hoje. Era uma camisa só e acabou. Então eu acredito que essa camisa possa até ter mais de cem anos. Mas que foi a camisa da final do Sul-Americano de 1919, isso foi.

- O meu avô me deu. Meu avô me deu quando eu era menino. Ele falou: "a camisa é sua". Ela não tem preço. Porque ela não está à venda. Por dinheiro nenhum- concluiu Fabio.


É difícil, no entanto, ter certeza sobre o ano exato do uso da camisa. Observando as raras imagens da Seleção que disputou o torneio em 1919, há algumas características diferentes entre a camisa guardada pela família e as dos jogadores nas fotos, principalmente o formato do escudo da CBD (Confederação Brasileira de Desportos, antecessora da CBF) e o tamanho da gola azul.

Colecionador de camisas e dono de mais de 600 peças (200 só da Seleção), o jornalista Marcelo Monteiro acredita que o uniforme com a família de Amílcar é o mais antigo encontrado no Brasil. Mesmo sendo de 1919 ou de 1922, que tem características mais parecidas com a camisa do meio-campista.


- É difícil precisar de quando é essa camisa por alguns motivos. Primeiro, porque a gente não tem muitos registros dessa época. Nem de 1919, nem 1922. Não tem filmagens. Tem que se basear em fotos em preto e branco, sem definição. Os uniformes da época não eram padronizados. Dois jogadores num mesmo jogo usavam camisas com diferenças. Eram feitas manualmente, com escudo bordado. Não era industrial. Pelas características, lembra mais o modelo usado no Sul-Americano de 1922. Pelo formato do escudo, pelo tipo da gola, mas é uma coisa difícil de precisar.

- Dá pra dizer que essa camisa é a mais antiga que se tem conhecimento. É uma raridade, sem dúvida nenhuma.

Nem a CBF tem camisas originais do Sul-Americano de 1919 ou 1922 em seu museu, no Rio de Janeiro. Amílcar atuou entre 1913 e 1932, por Corinthians, Palmeiras (na época, Palestra Itália) e Lazio. Fez 19 jogos e cinco gols pela seleção brasileira. Morreu em 1965, aos 72 anos.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.