Últimas Notícias

Zanzibar: A África do Oceano Índico

O Zanzibar é um território semi-autônomo da Tanzânia e se localiza no Oceano Índico, ao Leste do continente africano. Apesar de não ser reconhecido internacionalmente como um país, o arquipélago do Zanzibar goza de relativa autonomia política e possui um governo próprio para a região. A população zanzibarita  é estimada em torno de um milhão de habitantes. 

Ao longo da história, Zanzibar já fez parte do território de diversos países. Na Era das Grandes Navegações, o Império de Portugal foi o primeiro a controlar o arquipélago. Durante mais de dois séculos Zanzibar era famoso por ser um local onde eram comercializados escravos. A posição geográfica no Oceano Índico privilegiava este mercado de pessoas. No século XIX, com a intensa campanha britânica para o fim do abolicionismo, os zanzibaritas passaram a ser um protetorado do Império Britânico.

A independência de Zanzibar só veio no ano de 1963, quando foi formada uma monarquia constitucional no território. Pouco tempo depois estourou a Revolução do Zanzibar, na qual a minoria árabe que controlava o governo foi derrubada e foi criada a República do Zanzibar e Pemba. Esta nova república logo se incorporou à Tanzânia e desde então os zanzibaritas nunca mais se separaram dos tanzanianos. Apesar de manter algumas instituições governamentais, Zanzibar segue sendo parte do território da Tanzânia.


Em relação ao futebol, Zanzibar não é filiada nos quadros da FIFA, apesar de ser um dos membros da Confederação Africana de Futebol (CAF). Os zanzibaritas atualmente participam provisoriamente da NF-Board, uma associação que reúne as seleções nacionais que não estão dentro da FIFA. Assim, Zanzibar já disputou a FIFI Wild Cup de 2006, na qual terminou no segundo lugar depois de perder a final nos pênaltis para a República Turca do Norte do Chipre. 


No continente africano Zanzibar disputou apenas uma vez as Eliminatórias para a Copa Africana de Nações, no longínquo ano de 1962. Mais recentemente os zanzibaritas vêm disputando a Copa do Centro e Leste da África (CECAFA Cup). Em 2011 Zanzibar chegou até as quartas-de-finais da CECAFA Cup, mas foi eliminado depois de perder por 2 x 1 para Ruanda. É bom lembrar que os clubes zanzibaritas também disputam as competições internacionais africanas. 



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.