Segunda maior ilha do planeta e porção terrestre mais próxima do polo norte geográfico, a Groenlândia não foi esquecida, mas enfrenta problemas para praticar futebol. O território que não é um país, mas sim uma região autônoma da coroa dinamarquesa possui cerca de 60 mil habitantes, mais populosa que outro território dinamarquês, as Ilhas Faroe.
Sua capital é a cidade de Nuuk e a maior parte de sua
população é formada pelo etnia esquimó Inut. A linguagem oficial do país
é o dinamarquês, porém o inglês e o norueguês além do próprio dialeto
Inut também são utilizados. O símbolo do pais não poderia ser diferente:
o urso polar.
No futebol a Groenlândia não é filiada a nenhuma confederação, e por um
simples motivo: não existe um estádio que atenda os requisitos da FIFA
por lá. Existe um campeonato nacional de futebol disputado
todos os anos no meses de julho e agosto, verão no hemisfério norte. Nos
outros meses devido ao frio glacial, o esporte é impraticável.
Porém existe uma iniciativa de construir no sul da ilha, na cidade de Qaqortog, um estádio de grama sintética dentro dos padrões FIFA, o que permitirá a filiação do território num futuro próximo. Caso isso ocorra existirá um novo impasse, qual confederação a Groenlândia fará parte? Em esportes como hockey, vôlei e handball a Groenlândia se une com as federações canadense, americana e mexicana na América do Norte.
Já no futebol, a ligação maior é com as Ilhas Faroe e a Islândia, membros da UEFA, e com quem conta com uma série de amistosos realizados. Também há laços com o futebol dinamarquês, destino comum de jogadores groenlandeses que desejam atuar profissionalmente.
Outro evento em que o futebol da Groenlândia é posto em prática são os Island Games, uma competição poliesportiva que reúne delegações de ilhas (sejam nações, territórios ou dependências ultramarinas). Na edição de 2013, realizada nas Bermudas, a seleção groenlandesa ficou com a prata, perdendo por 1x0 para os donos da casa. Sua maior vitória foi contra a seleção da Ilha de Sark (território inglês) em 2004, por incríveis 16x0.
As camisas da Groenlândia seguem a risca as cores da bandeira, o vermelho (titular) e o branco (reserva). Os uniformes são fornecidas pela inglesa Umbro. Outra curiosidade: há exemplo do que acontece com a seleção irlandesa, a seleção da Groenlândia também conta com um inusitado patrocínio. Nada mais nada menos que a gigante do ramo de bebidas Coca-Cola.
Abra sua conta digital 100% gratuita no Mercado Pago e ganhe R$ 10 no seu primeiro pagamento para: Recarregar seu celular, Pagar suas contas de consumo, Pagar com código QR em milhares de lugares. Multiplique suas economias, faça transferências, compre parcelado e aproveite todos os benefícios!
A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.
Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.
Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário