Últimas Notícias

Groenlândia: O frio glacial versus o padrão FIFA

Segunda maior ilha do planeta e porção terrestre mais próxima do polo norte geográfico, a Groenlândia não foi esquecida, mas enfrenta problemas para praticar futebol. O território que não é um país, mas sim uma região autônoma da coroa dinamarquesa possui cerca de 60 mil habitantes, mais populosa que outro território dinamarquês, as Ilhas Faroe.


Sua capital é a cidade de Nuuk e a maior parte de sua população é formada pelo etnia esquimó Inut. A linguagem oficial do país é o dinamarquês, porém o inglês e o norueguês além do próprio dialeto Inut também são utilizados. O símbolo do pais não poderia ser diferente: o urso polar.


No futebol a Groenlândia não é filiada a nenhuma confederação, e por um simples motivo: não existe um estádio que atenda os requisitos da FIFA por lá. Existe um campeonato nacional de futebol disputado todos os anos no meses de julho e agosto, verão no hemisfério norte. Nos outros meses devido ao frio glacial, o esporte é impraticável.


Porém existe uma iniciativa de construir no sul da ilha, na cidade de Qaqortog, um estádio de grama sintética dentro dos padrões FIFA, o que permitirá a filiação do território num futuro próximo. Caso isso ocorra existirá um novo impasse, qual confederação a Groenlândia fará parte? Em esportes como hockey, vôlei e handball a Groenlândia se une com as federações canadense, americana e mexicana na América do Norte.


Já no futebol, a ligação maior é com as Ilhas Faroe e a Islândia, membros da UEFA, e com quem conta com uma série de amistosos realizados. Também há laços com o futebol dinamarquês, destino comum de jogadores groenlandeses que desejam atuar profissionalmente. 


Outro evento em que o futebol da Groenlândia é posto em prática são os Island Games, uma competição poliesportiva que reúne delegações de ilhas (sejam nações, territórios ou dependências ultramarinas). Na edição de 2013, realizada nas Bermudas, a seleção groenlandesa ficou com a prata, perdendo por 1x0 para os donos da casa. Sua maior vitória foi contra a seleção da Ilha de Sark (território inglês) em 2004, por incríveis 16x0.


As camisas da Groenlândia seguem a risca as cores da bandeira, o vermelho (titular) e o branco (reserva). Os uniformes são fornecidas pela inglesa Umbro. Outra curiosidade: há exemplo do que acontece com a seleção irlandesa, a seleção da Groenlândia também conta com um inusitado patrocínio. Nada mais nada menos que a gigante do ramo de bebidas Coca-Cola.


A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.