Últimas Notícias

Butão: No país da felicidade, um futebol triste

O Reino do Butão é um que pequeno país localizado na cordilheira do Himalaia, na Ásia central, encravado entre China, Tibet e Índia. Possui pouco mais de 300 mil habitantes e sua capital e cidade mais populosa é Thimpu. É um lugar de gente simples, a maioria da população vive no campo e trabalha na terra. O terreno acidentado e o acesso difícil deixaram o Butão isolado durante séculos de outras culturas, o que foi fundamental pra este povo preservar a harmonia e suas tradições até hoje.

Fechado ao resto do mundo, é um dos últimos países do mundo a adotar a monarquia budista. Seu nome é derivado da palavra Bumthang, que significa "vale aonde todos se prostam", referencia a dificuldade que os mongóis liderados por Genghis Kahn tiveram ao invadir a região no passado.


Mesmo sendo uma das nações mais pobres do globo, de acordo com a ONU, o Butão também figura entre as dez mais felizes, segundo pesquisa da University of Leicester, no Reino Unido. O país tem fome zero, analfabetismo zero, índices de violência insignificantes e nenhum mendigo nas ruas. Não há registro de corrupção administrativa e o povo adora o rei.

Felicidade é levada a sério no país - único do mundo a ter Gross National Happiness (Felicidade Interna Bruta, na tradução para o português) como política pública. Ao Estado cabe prover as condições necessárias para que a população possa se concentrar na busca da felicidade, por meio dos ensinamentos do budismo. O governo usa 23 critérios para avaliar se um projeto pode ou não diminuir a felicidade do povo. Dependendo disso, ele é ou não aprovado.


Quando o assunto é futebol porém, não existe espaço para as alegrias. Sua seleção é a ultima do ranking da FIFA, a 209ª colocada das 209 seleções filiadas a entidade. Isso se deve principalmente ao fato do país disputar apenas os jogos da Copa Sul-Asiática (SAFF Cup), aonde faz parte da rotina levar surras de outras seleções pouco relevantes no futebol como o 8x1 do Afeganistão em 2011 ou 5x2 pro Sri-Lanka em 2013.

Se tratando de futebol, o fato mais interessante envolvendo o Butão é que sua seleção foi a vencedora de um dos jogos mais inusitados da história. Em 2002, Butão e Montserrat ocupavam as duas ultimas posições no ranking e no mesmo dia em que o Brasil venceu a Alemanha por 2x0 em Yokohama na final da Copa do Mundo, essas seleções duelaram em um jogo que ficou conhecido como “A Outra Final” ou FIFA Worst Cup.


O Butão na ocasião fez bonito e bateu Montserrat por 4x0 na sua capital Thimpu, em um jogo onde a festa e a confraternização faziam parte de um documentário sobre como é o futebol nos países menos desenvolvidos no esporte ( veja matéria ).




Entretanto 10 anos depois, Montserrat evoluiu e ocupa a 179ª posição no ranking, a frente de várias outra seleções da Concacaf, enquanto o Butão conforme vimos, segue na ultima posição e com o posto de "pior do mundo".

Um fato interessante sobre o uniforme da seleção do Butão é foi que usado um jogo de camisas antiga fabricante brasileira Penalty, que sequer teve conhecimento de tal fato, já que o fornecimento não era feito de forma oficial.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Um comentário:

  1. Muito interessante! Mas como vc conseguiu essa camisa?

    Valeu, parabéns pelo trabalho, abs!

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.