Últimas Notícias

Afeganistão: Futebol para superar as dores das guerras

A República Islâmica do Afeganistão é um país do centro-sul da Ásia com uma população estimada em torno de 30,5 milhões de habitantes e faz fronteira com o Paquistão, com o Irã, com o Turcomenistão, com o Uzbequistão, com o Tadjiquistão e com a China. O território afegão é fruto de inúmeros estudos de historiadores, que afirmam que civilizações humanas já habitavam o local entre 3 mil e 2 mil anos de Cristo. O Afeganistão já foi o lar de inúmeros povos no decorrer da História. 


A localização estratégica do Afeganistão na ligação do Oriente Médio com a Ásia Central fez com que o país presenciasse inúmeras campanhas militares ao longo de sua trajetória histórica. Líderes como Alexandre o Grande, Genghis Khan e mais recentemente forças soviéticas e estadunidenses já ocuparam o Afeganistão. A constante guerra civil e consequente instabilidade política faz com que o país seja considerado um dos mais perigosos do mundo e berço de organizações terroristas, que assolam a vida dos afegãos até os dias de hoje. 


Em relação aos esportes, o críquete lidera na preferência da população afegã. Logo atrás vem o futebol, que vem buscando a restruturação depois de décadas de guerras ininterruptas. Em 2007 foi fundada a seleção nacional feminina de futebol do Afeganistão. Uma curiosidade é que a Federação de Futebol do Afeganistão existe desde 1922, mas a equipe nacional ficou sem disputar partidas internacionais de 1984 a 2003, devido a resistência do regime talibã a prática do esporte. É bom ressaltar também que o Afeganistão possui uma medalha olímpica de bronze, conquistada em 2008 no taekwondo por Rohullah Nikpai. 


A melhor participação da seleção afegã de futebol até 1983 em competições internacionais foi um quarto lugar nos Jogos Asiáticos de 1951. A equipe nacional voltou a disputar as Eliminatórias para as Copas do Mundo em 2006 e na trajetória para o Mundial de 2014, que será disputado no Brasil, os afegãos acabaram sendo eliminados logo na primeira fase. Na ocasião o Afeganistão perdeu para a seleção da Palestina por 3 x 1 no placar agregado do confronto entre as equipes. Porém, resta uma esperança de dias melhores para o futebol afegão, já que no Campeonato do Sul da Ásia de 2011 o Afeganistão acabou ficando em segundo lugar, após perder a final para a Índia por 4 x 0. 



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.