Últimas Notícias

Clericus Cup: O campeonato de futebol do Vaticano

Como já vimos anteriormente em nossa matéria "Vaticano e o santo futebol", a prática do esporte mais popular do planeta ultrapassa até mesmo as fronteiras mais conservadoras da sociedade e une o mundo pela paixão e prazer que o futebol causa nas pessoas.



Aprofundando ainda mais neste tema, até mesmo dentro da cidade-estado, sagrada para as religiões cristãs, temos a prática e até mesmo um campeonato de futebol. A primeira competição de futebol oriunda do Vaticano foi a Copa de Roma, em 2003, criada pelo seminarista Jim Mulligan, que visou reproduzir uma "Copa do Mundo" de seminaristas, dividindo-os por seus países e recriando as seleções nacionais.



Em 2007, o cardeal Tarcisio Bertone, fã declarado de futebol, surgiu com a ideia de criar um campeonato nacional para o Vaticano, que é de fato um estado nacional e o menor país do mundo. Surgia então a Clericus Cup, uma competição criada para a prática de futebol de seminaristas, padres e demais pessoas que convivem ou trabalham no Vaticano. 



A competição conta com times de diversos colegiados e outras entidades ativas do estado, como a própria guarda suíça. Dentre os times, destaque para o North American Martyrs, time dos seminaristas americanos e canadenses e atual bi-campeão da competição, ao Redemptoris Mater, ao Mater Ecclesiae e ao Collegio Pio Brasiliano, time dos seminaristas brasileiros.



Outra curiosidade a cerca da Clericus Cup é a utilização do cartão azul, comum no futebol de areia que é o meio termo entre o cartão amarelo e o cartão vermelho, que suspende o jogador por 5 minutos de jogo. A introdução deste cartão se deve ao fato do alto índice de fair play das equipes, o que inclusive conta pontos na hora da classificação final dos grupos.



A torcida também é destaque na competição, inclusive com a presença de megafones, instrumentos de percussão e faixas utilizadas para apoiar os times. Os jogos são realizados no Stadio dei Marmi, em Roma. O futebol no Vaticano tem boas perspectivas, já que agora também conta com um papa entusiasta do esporte. O Papa Francisco, o argentino Jorge Mario Bergolio é torcedor assumido do San Lorenzo de Almagro e grande incentivador da prática do esporte.




A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Um comentário:


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.