Últimas Notícias

Eslovênia: Esquecida nos mapas, lembrada nas camisas

A Eslovênia é um dos países oriundos da extinta Iugoslávia e esta situada entre Itália, Áustria, Hungria e Croácia e banhada pelo mar Adriático. República estabelecida em 1991, sua seleção possui uma das camisas mais caricatas do futebol moderno, comparada frequentemente com a roupa utilizada pelo personagem Charlie Brown do cartunista Charles Schulz.

De 1992 até 1994, o país utilizou um uniforme condizente com as cores da bandeira, o branco, o azul e o vermelho que são as cores do tratado Pan-eslavo, que se repete não apenas  bandeira eslovena, mas também em outros países da região leste europeia, tais como: República Tcheca, Eslováquia, Rússia, Croácia e Sérvia.

A exemplo da Venezuela na América do Sul que adotou o vinho-tinto como cor principal ( veja matéria ) e da vizinha Croácia que adotou o padrão quadriculado vermelho e branco ( veja matéria ), a Federação de Futebol Eslovena também procurou uma alternativa para diferenciar o uniforme de sua seleção em relação ao dos demais co-irmãos pan-eslavos, buscando uma identidade própria e esquecendo de vez o passado ligado a finada Iugoslávia.

O inusitado desenho em forma de triângulos representa o Monte Triglav ( Triglav é um dragão de três cabeças da mitologia eslava ), ponto mais alto e principal cartão postal do país. O monte também é encontrado no brasão de armas do país.


O verde e o branco no uniforme foram adotados após 1994. O branco representa a neve dos Alpes e montanhas do norte, o verde representa as florestas e o brasão de armas e bandeira da capital do país, Ljubliana.


Porém, esta escolha gerou muita controvérsia e divide opiniões até hoje. O mais bem sucedido clube do país é o NK Maribor, da cidade homônima e seu maior rival é o Olimpija de Ljubliana, cujas cores são justamente o verde e branco. Devido a isto, uma boa parte dos torcedores do Maribor e até mesmo residentes de outras regiões mais distantes de Ljubliana são contra a representação das cores da capital reproduzidas na seleção.


A partir de 2012 também foi adicionado o azul na camisa eslovena fabricada pela Nike e existem boatos que o próximo uniforme reserva deverá ser novamente representando as cores pan-eslavas.


Curiosidade - A Eslovênia é o país com menor densidade demográfica a participar de uma Copa do Mundo (2002 e 2010).



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.