Últimas Notícias

Tibet: O futebol na terra do Dalai Lama

O Tibet é uma região da China que luta para tornar-se um Estado independente e soberano. A história tibetana é marcada por constantes invasões ao seu território e pela busca constante de um governo autônomo. 

No século XIX, o Tibete tornou-se um dos pontos principais para a expansão do Império Britânico na Ásia. Com a saída dos ingleses já no século XX, o Tibet ensaiou um governo próprio, que durou de 1912 até 1951. O líder era o décimo-terceiro Dalai Lama, título dado ao chefe da linhagem do budismo tibetano.


Em 1951, o governo comunista chinês de Mao Tse-tung resolveu exercer seu poder no Tibet e invadiu a região. Desde então, os tibetanos encontram-se sobre a influência da China. Hoje em dia, o Tibet é uma região autônoma da China, mas que ainda busca por meio de Tenzin Gyatso, o décimo-quarto Dalai Lama, a sua independência.



Em relação ao futebol, o Tibet possui sua própria seleção nacional. Os jogadores que fazem parte do selecionado são tibetanos exilados, que buscam o reconhecimento oficial da FIFA. Por enquanto, o Tibet é membro apenas da NF Board, a federação de futebol das seleções que não foram reconhecidas pela FIFA. Um fato curioso é que a presidente da Associação Tibetana de Futebol é Jetsun Pema, irmã do atual Dalai Lama. 


Os resultados da seleção do Tibet não são muito impressionantes: 13 jogos, com 11 derrotas, um empate e apenas uma vitória. Em 2006, os tibetanos participaram de dois torneios para seleções fora do mundo da FIFA. Na FIFI World Cup, disputada na Alemanha, o Tibet perdeu suas duas partidas para o Saint Pauli e para Gibraltar. Já na ELF Cup, Tibete perdeu seus três jogos para o Chipre do Norte, para a Crimeia e para o Tadjiquistão. 


A última partida do Tibet foi em 2008, quando sofreram uma derrota por 13 x 2 para um combinado da Padania na Itália. Se os resultados vêm sendo ruins, nada diminui as esperanças do povo tibetano em ver algum dia sua seleção nacional conseguir jogar uma partida em Lhasa, capital do Tibet.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

4 comentários:

  1. Queria muito essa primeira camisa do Tibete!

    ResponderExcluir
  2. O Tibete pode nao ter resultados expresivos mas a camisa é muito maneira. Parabens pela matéria Luiz

    ResponderExcluir
  3. Duas camisas muito bonitas. Mas a primeira é lindíssima.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigos, o autor o texto foi o Rodrigo Leite !

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.