Últimas Notícias

Club Athletico Paulistano (SP)

O Club Athletico Paulistano é um clube poliesportivo brasileiro sediado no Jardim América, na cidade de São Paulo. Renato Miranda, Olavo de Barros e Sílvio Penteado assistiram, no Colégio Mackenzie, uma partida de futebol deste contra o Internacional e ficaram entusiasmados. Assim, começou a nascer a ideia de se criar uma nova equipe de futebol que fosse para brasileiros e que representasse a cidade e assim fundaram o clube em 29 de dezembro de 1900.

Como um dos fundadores da Liga Paulista, o Paulistano disputou todos os campeonatos por ela promovidos até 1912. Em 1913 ocorre a primeira cisão das ligas, e o Paulistano liderava a criação da APEA. Na verdade, a equipe discordava da popularização que o esporte estava sofrendo com o surgimento de clubes como Corinthians e Ypiranga.

Em 1926 o futebol começava a partir para o profissionalismo e o Paulistano, fiel às raízes amadoras do esporte, foi contrário e fundou uma nova liga, a Liga dos Amadores de Futebol (LAF). A liga durou até 1929, quando o time resolveu fechar seu departamento de futebol.

Após o fechamento do departamento de futebol, uma grande parte de seus jogadores e alguns membros da diretoria fundaram o que é hoje o São Paulo Futebol Clube. Atualmente, o Paulistano disputa apenas campeonatos amadores interclubes.

Quando saiu dos campos, o Paulistano foi considerado o melhor time do estado, pois tinha conquistado 11 títulos do Campeonato Paulista contra 7 do Corinthians e 3 do Palestra. Contou também com Arthur Friedenreich que foi seu artilheiro por seis vezes. O clube é até hoje, o único tetracampeão consecutivo do Campeonato Paulista (1916 a 1919).

Curiosidade 01 - O Paulistano foi o primeiro clube brasileiro a realizar uma excursão à Europa. Em 1925, disputou dez partidas na França, Suíça e Portugal, perdeu apenas uma das partidas. Ganharam o apelido de "reis do futebol" após a vitória por 7x1 contra a seleção francesa. Pode-se considerar que o Paulistano abriu as portas do continente europeu para o futebol brasileiro. Tanto que nos anos trinta alguns brasileiros foram representar o futebol europeu, principalmente na Itália. Houve o famoso Anfilogino Guarisi, Filó, que não só jogou em time italiano, como representou a Itália na Copa de 1934, sagrando-se campeão mundial.

Curiosidade 02 -
O segundo tempo do último jogo desta excursão teve apenas trinta minutos, devido ao fato de que a delegação não perdesse o navio de retorno ao Brasil. No retorno, os jogadores foram recebidos com grande entusiasmo pela população e pelo presidente Arthur Bernardes.




 


Esta camisa do Club Athletico Paulistano, foi fabricada pelo fornecedor de material esportivo Batbola. Acesse o site e conheça mais sobre a empresa e os uniformes que confecciona.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

3 comentários:

  1. Belíssima.
    1 - O escudo é muito bonito! Tradicional, lindo.
    2 - Detalhe para a costura de acabamento no cruzamento das listras da cruz. Show.

    Bela camisa, bela peça de acervo.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho uma camisa do atletico paulistano, mas eh antiga, nao eh essa! interessados entrem em meu orkut, abraços
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10416335280906128305

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.