Últimas Notícias

Teste explica reclamações de Messi e cia sobre nova camisa do Barcelona

Em experimento realizado no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pode explicar porque jogadores do Barcelona têm reclamado do excesso de peso do atual uniforme catalão para a temporada. O resultado indica que a retenção de líquido na nova camisa do clube ocorre em função da forma como o modelo é construído, e não de suas fibras, feitas de material reciclado de garrafas pet cujo objetivo é justamente o contrário.


Realizado pelo professor de engenharia química José Carlos Pinto, da Coppe/UFRJ, o teste pesou quatro camisas de diferentes materiais - uma de algodão, duas de poliéster, e uma de poliéster reciclado, semelhante à camisa do Barcelona – para descobrir a quantidade de água que cada modelo absorve. Após serem molhadas e colocadas sobre a balança, as duas de poliéster tiveram aumento de 170% no próprio peso, enquanto as de algodão e a de fibra reciclada registraram impressionantes 280%.



"De fato é uma surpresa perceber que a camisa da Seleção Brasileira (de fibra reciclada) absorveu tanta água quanto a camisa de algodão. Isso não é por causa da fibra em si, mas da maneira como a camisa está sendo construída. Neste caso, só há uma explicação possível, porque a água não penetra na fibra, ela fica retida nos espaços vazios e nos poros", afirmou Pinto.

A preocupação com a retenção de líquidos em uniformes de futebol também é compartilhada pelo preparador físico do Fluminense, Cristiano Nunes, que explica que o peso do uniforme prejudica a performance dentro de campo.

"Uma vez o atleta sendo sujeito a um índice de atividade muito alta, de esforço muito elevado, a tendência é ele aumentar muito a temperatura interna. Caso essa temperatura seja mantida muito elevada, ela pode induzir o atleta a uma desidratação muito grande e a uma situação de fadiga precoce", explicou.

As recentes reclamações no Barcelona demonstram que o uso da ciência para melhorar a vida de esportistas nem sempre obtém os resultados planejados. O sinal disso é o fato do fornecedor esportivo da equipe catalã ter informado que já está testando um novo modelo de uniforme para Messi e cia.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

2 comentários:

  1. Esses jogadores são é FRESCOS! Isso sim. Como você mesmo cita lá no CF, queria ver antigamente com aqueles uniformes pesados, em campos irregulares. Lá sim, o futebol era praticado por paixão! Hoje é muita boiolagem em campo... Ui, a bola tá ruim... Ai, o uniforme está pesado... Uiiii, o gramado está irregular... Ah, muita frescura!

    ResponderExcluir
  2. Discordo do colega Vianna Camisas e Manias. Acho que o uniforme, se não ajuda, não deve atrapalhar o atleta. Houve o comentário por parte dos jogadores que o uniforme anterior era mais leve, simples assim.

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.