A fabricante de material esportivo Joma afirmou que nunca assinou nenhum acordo com o Zenit de São Petersburgo ou qualquer outro clube russo, após a recente proibição que o país recebeu.
Em março de 2023, a equipe russa revelou seus novos uniformes ( veja matéria completa ) que mostram claramente os emblemas da Joma.
Embora Zenit tenha mencionado que as camisas foram uma colaboração com um varejista russo, Wildberry, o design exclusivo deixa as pessoas curiosas sobre o envolvimento do fabricante espanhol.
O caso tornou-se polêmico já que Joma também tem exclusividade com a seleção ucraniana ( veja matéria completa ), que está em guerra com a Rússia. Essa situação atual também é o que fez com que muitos fabricantes de kits cortassem seus laços com o país e seus clubes.
A fornecedora esportiva explicou à Associação de Futebol da Ucrânia (UAF) que interrompeu qualquer atividade de patrocínio com clubes da Rússia e Belarus e não estava ciente ou envolvido na confecção das novas camisas do Zenit.
“Confirmamos que a sede da Joma na Espanha interrompeu todas as nossas atividades de patrocínio com equipes esportivas da Rússia e de Belarus”, dizia a declaração de Joma à UAF. Não temos contato direto - comercial ou patrocínio - com nenhum clube profissional lá destes países e não sabíamos e não temos nada a ver com o lançamento e personalização do novo kit Zenit.”
A empresa insiste que seu logotipo apareça por causa do envolvimento da Wildberry, já que o varejista tem o direito de usá-lo no mercado aberto. “É um varejista que pode adquirir produtos do nosso catálogo no mercado aberto, onde não temos controle”, insistiu a empresa.
Além do Zenit, a Joma também teve parcerias com outros clubes russos, como o CSKA Moscou e Akhmat Grozny. No entanto, ela anunciou en 2022 que interromperam qualquer suporte ou produção de kits para as equipes russas e bielorussas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário