Últimas Notícias

Como era difícil comprar a camisa de futebol em 1988

Leia esta interessante matéria publicada pelo site Trivela sobre a dificuldade do torcedores comprarem camisas de clubes de futebol em 1988. Basicamente, não havia sistema de distribuição das camisas para as lojas. Os fabricantes (e, na época, os clubes já tinham fornecedores oficiais) enviavam remessas aos clubes e por lá elas ficavam. Algumas equipes montavam uma lojinha na sede e só. O resto era resolver com os próprios jogadores ou com o roupeiro. Confira abaixo:

Às vezes não parece, mas o mundo de hoje é melhor que o do passado em vários aspectos. Não é uma questão do futebol de raiz x futebol moderno, um debate que se desmembra também em arenas x estádios tradicionais, torcedores-clientes x torcedores-torcedores ou autenticidade x marketing. É uma questão que um pouco de profissionalismo e organização é bom, simples assim. E isso pode ser visto em um ato dos mais singelos, como comprar a camisa oficial de seu clube.

O editor da revista Monet, Humberto Peron, achou uma preciosidade. Uma reportagem da revista Placar Mais (nome da Placar no finalzinho dos anos 80) de dezembro de 1988 mostrando o que era preciso fazer para comprar a camisa dos times da Copa União (Campeonato Brasileiro) daquele ano. Era um outro mundo, em que era preciso fazer muito esforço para não comprar uma peça pirata. 


América-RJ

Onde comprar: Apenas na lojinha do clube. Não são aceitas as encomendas pelo reembolso postal. Endereço: Rua Campos Sales. 118, Tijuca. Rio de Janeiro.

Quanto custa: Cada camisa sai por 11.000 cruzados. Ao contrário de outros clubes, a de goleiro sai mais em conta: apenas 8 500 cruzados.

A mais procurada: Se dependesse da procura por camisas, a lojinha fecharia. Em média, apenas uma é vendida por mês. Invariavelmente a camisa 10.

Atlético Mineiro

Onde comprar: Na butique Preto e Branco, Rua Bernardo Guimarães, 2400. Sem reembolso postal. Uma dica: cada jogador tem unta cota de dez camisas. Eles não vendem. Preferem presentear fãs e amigos.

Quanto custa: O preço é 9.000 cruzados. Mas a camisa vem sem o número e o nome do patrocinador. Ou seja, mais 1200 cruzados de despesa. Não há camisa oficial de goleiro à venda.

A mais procurada: Entre as 250 camisas vendidas, em média, mensalmente, os números 7, 9 e 10 são os preferidos. Azar de quem quiser a 8 e a 11. Estão em falta.

Atlético Paranaense

Não há camisas oficiais para venda. A desculpa é que a fornecedora do material, a Adidas, mandou poucos jogos completos para o clube.

Bahia

Há nove meses o estoque de camisas não é renovado. O clube está até mudando de fornecedor. Enquanto isso, o jeito é esperar.

Bangu

Onde comprar: Na sede social. Só tem um problema: a camisa não é da Adidas, marca oficial do clube. Aceita pedidos pelo reembolso postal. Endereço Rua Cônego de Vasconcelos 549, CEP 21810, Rio de Janeiro/RJ.

Quanto custa: Quem for a sede paga 7.000 cruzados. Quem prefere a comodidade dos Correios vai ter uma despesa maior. A camisa passa a custa 10.000 cruzados.

A mais procurada: Pelas vendas, o zagueiro Márcio Rossini é o grande ídolo do Bangu. A sua camisa 3 é a favorita entre quinze compradores que aparecem todos os meses.

Botafogo

Onde comprar: Duas alternativas: ou no Shop Estrela Solitária, que fica na sede social, ou pelo reembolso postal. Endereço: Praia de Botafogo s/n. CEP 22250. Rio de Janeiro, RJ.

Quanto custa: As camisas listradas são mais caras. Cada uma sai por 9.900 cruzados. A branca, do uniforme dois, fica por 9. 500. Camisa de goleiro 8.800 cruzados. Mas não é a oficial.

A mais procurada: Nada da mitológica camisa 7 do ponta Garrincha. Entre os botafoguenses, a moda é a 9 de Paulinho Criciúma.

Corinthians

Onde comprar: A chave se chama Miranda, roupeiro do time. Ele vende até por telefone. Correio? Não. Existe também a lojinha na sede. O endereço: rua São Jorge, 777. Telefone: (011) 295-4322, ramal 122.

Quanto custa: Na loja custa 7.000 cruzados, mas Miranda faz por 5 000. Ninguém, porém, vende camisas de goleiro ou listradas. Sairia muito caro, justificam.

A mais procurada: Quase todos querem a mesma coisa: a camisa 5 ou "a do Biro-Biro", como preferem dizer os torcedores. Uma liderança absoluta entre as 350 vendidas por mês.

Coritiba

Onde comprar: Procure a loja do clube. Interessados de outras cidades devem mandar um cheque em nome do Coritiba Football Club. Endereço: Rua Ubaldino do Amaral. 37. A/C Sr. Konnann. CEP 81500, Curitiba, PR.

Quanto custa: Cada uma sai por 5.000 cruzados. Vem com o logotipo da Coca Cola, mas sem o número. A camisa completa fica, assim, por 6.000. Não há camisa de goleiro.

A mais procurada: Camisa com número demora mais para chegar. E quem espera, na maioria das vezes, escolhe entre a 8, 9 e 10.

Criciúma

O clube trocou de fornecedor. Saiu da Replay e ficou com a Campeã. No meio, deixou os interessados em camisas oficiais na mão.Só tem material para os jogadores.

Cruzeiro

Onde comprar: Somente na lojinha do clube, Rua Guajajaras, 1722. Como no caso do rival Galo, uma boa pedida é falar com os jogadores do time. Eles tem seis camisas que podem distribuir à vontade.

Quanto custa: O preço é salgado: 12.900 cruzados. E quem faz questão do patrocínio na camisa vai pagar mais 1000 cruzados pelas duas faixas da Coca-Cola. Não são vendidas camisas nº 1.

A mais procurada: Entre os oitenta pedidos feitas na lojinha, todo mês, a imensa maioria pede a 5 ou a 10. Inutilmente. Há um bom tempo essas estão em falta.

Flamengo

Onde comprar: O melhor é passar na Fla-Boutique, dentro da própria Gávea. Pode-se também remeter um vale pastai ou cheque nominal ao clube. rua N.S. Senhora Auxiliadora. s/n. CEP 22441.Rio de Janeiro, RJ.

Quanto custa: Por 11.000 cruzados, o comprador pode escolher entre a camisa rubro-negra ou a branca. A de goleiro sai bem mais caro: 61.900, com um problema. Não é oficial.

A mais procurada: Em time de Zico, não tinha jeito - 70% dos pedidos são para a camisa 10. No total. são 120 exemplares vendidos a cada mês.

Fluminense

Onde comprar: A Flu-Boutique é a principal revendedora do clube. Também atende aos pedidos por carta. Rua Álvaro Ouves, 41, CEP 22231. Rio de Janeiro, RJ. Ou procurando o roupeiro Chimbica.

Quanto custa: Com o roupeiro é mais barato: 4.000 cruzados. Na loja. sai por 10.900 a listrada e 8. 600 a branca. Já a de goleiro custa 15.500.

A mais procurada: Os números que mais saem são os 9, 7 e 2. A do goleiro Ricardo Pinto é a única que está em falta. Vendem-se cerca de 145 camisas por mês.

Goiás

Os jogadores mal tem camisas suficientes para utilizar nos jogos. Estão proibidos de trocá-las ou vendê-las no final das partidas.

Grêmio

Onde comprar: Na loja Mosqueteiro, no Estádio Olímpico, ou por carta. Endereço: Largo dos Campeões. s/n. CEP 90640. Porto Alegre, RS.

Quanto custa: Tamanho adulto:8 500 cruzados. Para as crianças, o valor varia. Enviar cheque nominal para Grêmio Foot-Ball Portoalegrense, acrescido de 440 cruzados.

A mais procurada: As camisas vêm com o logotipo da Coca-Cola. Os números mais pedidas são 8, 7 e 10. A de goleiro só é vendida em tamanho infantil.

Guarani

Onde comprar: O lateral-esquerdo Élcio é o encarregado das vendas depois dos jogos. Outra forma: enviar carta para o Departamento Social, Av. Imperatriz D. Teresa Cristina. 11. CEP13095. Campinas, SP.

Quanto custa: O preço é um só: 10.030 cruzados.

A mais procurada: As camisas de Neto (10), Tosin (5) e Vágner (3) são as mais procuradas. A Adidas, porém, não comercializa as de goleiro.

Internacional

Onde comprar: Na Inter-Shop, junto ao Estádio Beira-Rio. ou enviando carta para a loja. Avenida Padre Cacique. 891, CEP90450. Porto Alegre. RS. Telefone para informações: (0512) 33-8362.

Quanto custa: A de goleiro custa 11 500 cruzados e as outras. 9 (X)0. O dono da loja, Jorge Andrade. recebe ordens de pagamento na conta 16.124.13 da Caixa Estadual. ag. Menino Deus.

A mais procurada: Das 90 vendidas por mês, 40 são de goleiro, que mesmo assim não chega a faltar. A marca é Umbro e até o final do ano virá com o logotipo Aptub, o atual patrocinador.

Palmeiras

Onde comprar: No vestiário. cm dia de treino, procurando pelo roupeiro José Carlos. ou na loja do Parque Antártica. Não há vendas pelo correio. Endereço: Rua Turiassu. 1840. São Paulo, SP.

Quanto custa: Com José Carlos, saí por 10 000 cruzados a de jogador e 17.000 a de goleiro. Quem comprar na loja tem um pequeno desconto de 50 cruzados.

A mais procurada: Os fãs de Edu podem perder a esperança. A camisa 10 está sempre em falta. Em compensação, existem camisas 4 sobrando.

Portuguesa

Onde comprar: No Canindé, onde cada jogador tem uma cota de dez camisas para vender, ou escrevendo para o goleiro Waldir Peres, presidente da caixinha. Rua da Piscina. 33, Canindé. CEP03034. São Paulo, SP.

Quanto custa: A media dos preços fica em 30. 000 por se tratar de material importado do Japão.

A mais procurada: As mais visadas são as do meia Zenon (10) e as do centroavante Kita (9). Nenhuma, porém,  está em alta. Da marca Mizuno, a camisa vem sem patrocínio.

Santa Cruz

Onde comprar: O encarregado das vendas é o lateral- esquerdo Lóti. Ele atende tanto no clube como por carta. Avenida Beberibe, 1285. Arruda. CEP 52111. Recife, PE.

Quanto custa: Qualquer número costa 15.000 cruzados. Enviar ordem de pagamento para Dilson Jorge Carpa (Léu). conta 67 00398-5 do Banco Real, agencia Encruzilhada.

A mais procurada: Todas do meio-campo, em especial a 10. Para azar do torcedor, os pedidos apenas serão atendidos a partir de janeiro, quando chega nova remessa.

Santos

Onde comprar: A única possibilidade é enviar um cheque administrativo para a Vice-Presidência de Patrimônio. Praça Princesa Isabel s/n. Vila Belmiro, CEP 11100, Santos, SP.

Quanto custa: Qualquer número custa 8.600 cruzados. Já incluído o valor remessa pelo Sedex.

A mais procurada: A mais pedida é a 10, de Pelé. Com o retomo de Sócrates, a 8 começou a ser muito visada. O clube não vende a camisa de goleiro.

São Paulo

Onde comprar: Em dias de treino, com o roupeiro Tião. ou por correspondência. Departamento de Promoções e Marketing, praça Roberto Gomes Pedrosa. s/n. Morumbi, CEP 05653, São Paulo, SP.

Quanto custa: É a camisa mais barata entre os clubes da Copa União: 3.000 cruzados a dos jogadores e 5.000 a de goleiro.

A mais procurada: As de ataque, em especial as dos pontas, são as mais vendidas. Elas vem com o logotipo da Coca Cola.

Sport

Onde comprar: Só por carta para o clube. endereçada para Genivaldo Cargueira. praça da Bandeira, s/n. Ilha do Retiro. CEP 50750, Recife, PE.

Quanto custa: A Topper enviará nova remessa de camisas em janeiro. com preço reajustado. Melhor informar-se pelo telefone (081) 227-4001.

A mais procurada: Os números mais visados são os de frente: 7, 8, 9 e 10. Os torcedores rubro-negros não parecem motivados pelas camisas de seus zagueiros.

Vasco

Onde comprar: Duas opções: ir ou escrever para a loja na entrada do Estádio São Januário: Rua Almério de Moura. 131. CEP 20921. Rio de Janeiro, RJ. Os jogadores não vendem diretamente as camisas.

Quanto custa: Tanto a preta como a branca custa 11.000 cruzados. Já a de goleiro. que não é a mesma usada por Acácio no jogos. sai por 21.800.

A mais procurada: A número 8 de Geovani, está sempre em falta. Cerca de 140 são vendidas por mês. De cada 7 torcedores, 5 querem a do meia. A camisa temo logotipo da Coca-Cola.

Vitória

Sem chances. O fornecedor de material esportivo é a Rainha, mas o uniforme de jogo é da Adidas. Com esta confusão, sai perdendo a torcida. que não tem uma cota reservada para adquirir no clube.

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.