Últimas Notícias

A voz do colecionador: Zico Edinilson do Carmo

Hoje temos uma nova entrevista em nossa sessão "Voz do Colecionador" que exibirá periodicamente entrevistas com diversos colecionadores, que contarão um pouco sobre como iniciaram este hobby, as suas experiências e as raridades em possuem em seus acervos.
 
Qual seu nome completo, onde mora e qual seu time de coração? 
Meu nome é Ednilson do Carmo, sou conhecido como Zico, tenho 42 anos. Sou de Piracicaba (SP). Torço para o XV de Piracicaba e para o Flamengo (RJ)


Conte-nos um pouco como surgiu sua paixão por camisas e quando você começou a colecionar. 
Sempre gostei de colecionar coisas, mas nunca dava continuidade às minhas coleções. Até que um dia vi algumas camisas de times em um site e decidi que iria iniciar uma coleção. Tenho o dia 12/01/2011 como o dia oficial do início da minha coleção.
 
Você teve incentivo de alguém ou começou a colecionar por conta própria?
Pelo menos em casa, não tenho incentivo de ninguém. Pelo contrário. Deixo de comprar roupas para meu uso, para comprar camisas. Porém, gostaria de ressaltar que minha situação me impede de alçar vôos maiores, apenas compro camisas baratinhas, em oportunidades que me aparecem as vezes. Devo muito de minha coleção a doações de amigos.

Qual foi a sua primeira camisa de futebol? 
Antes dessa data “oficial”, eu já tinha algumas camisas que usava frequentemente, e que foram devidamente incorporadas à coleção. Mas a primeira camisa específica da coleção, o “marco zero”, é a do Palmeiras Parmalat.


Atualmente, quantas camisas você tem em seu acervo e qual o foco de sua coleção? 
Tenho 149 camisas. Meus focos são, pela ordem: camisas do XV de Piracicaba, depois de times do Estado de São Paulo e por último de times do Rio de Janeiro.

Você tem alguma camisa que considera especial? Qual a maior relíquia em sua coleção? 
Especial é a camisa do XV de Piracicaba de 1995, da TAM. Porque ganhei de presente do meu filho, então com 15 anos, e ele trabalhou uma noite inteira como ajudante de bar em um show, sem me dizer que o dinheiro era para me comprar a camisa. As maiores relíquias, até agora, são a camisa do Palmeiras, de 1989, patrocínio da Coca Cola e uma do XV de Piracicaba de 1988.


Qual camisa foi a mais difícil de conseguir? 
Seguramente a do XV de Piracicaba de 1989, da Unimed. Era um sonho que eu tinha, e tive que vender uma camisa do Joinville, do Nardela, para poder comprar essa camisa. Foi usada em jogo pelo Gerson, lateral do XV em 89.


Qual camisa considera a mais bonita de sua coleção? 
Costumo dizer que minhas camisas são como filhas, tenho um carinho muito grande por elas. E filho a gente não acha um mais bonito que o outro, né? Mas todas as minhas camisas do XV são maravilhosas.

   
Qual camisa ainda não esta em seu acervo e que deseja conseguir? 
São várias, mas em especial tenho três que sonho em ter. Uma do XV de Piracicaba do final dos anos 70; uma do Flamengo usada pelo meu ídolo Zico e uma do Flamengo atual, de jogo, usada pelo mito XVzista Paulinho #26. Essa última até estive próximo de conseguir, mas me pediram 500 reais nela, valor que eu considero absurdo e fora da minha realidade.
 

Qual seu conselho a quem esta começando agora?
O ideal é criar um foco e procurar seguir uma linha de coleção. E tomar muito cuidado com ofertas de camisas a preços baixos. Existem muitas pessoas de má fé no nosso circulo, infelizmente, então procure sempre que possível o auxilio de colecionadores experientes. Uma dica: fuja do Mercado Livre.

Deixe seu comentário final a todos que estão lendo esta matéria? 
Se você quer iniciar uma coleção visando lucro, visando ganhar dinheiro, você não será um colecionador e sim um comerciante. Mas se você quer colecionar camisas por prazer, então se prepare para iniciar uma terapia maravilhosa.


A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Um comentário:


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.