Entre as potencias futebolísticas França e Alemanha e ao lado da sensação da Copa de 2014 Bélgica se encontra este pequeno país chamado Luxemburgo. Há exemplo do que aconteceu com Liechtenstein (confira nossa matéria sobre a seleção de Lietchenstein).
Luxemburgo ja era estabelecido um ducato desde a idade média, quando o Ziegfried de Ardennes construiu o Castelo de Lucilinburhuc e ao seu redor uma verdadeira fortaleza, que perdurou até o século XXI quando Bélgica, França e Prússia desmantelaram o condado anexando a maior parte de seu território.
Vizinho das regiões da Lorena e Alsásia, territórios franceses pivôs da Primeira Guerra Mundial, não foi invadido formalmente por nenhum país e se manteve neutro. Já na Segunda Guerra Mundial foi anexado ao terceiro reich pela Alemanha Nazista, o que fez com que o país abandonasse a posição de neutralidade e se juntasse aos Aliados contra Hitler.
Atualmente o país tem a maior parte de sua população formada por imigrantes, em especial portugueses, fazendo do português uma das línguas oficiais do país. Sua capital e maior cidade é a Cidade de Luxemburgo, com cerca de 100 mil habitantes, e sede das principais organizações da Europa como o Tribunal de Justiça da UE e o Banco Europeu de Investimento.
No futebol o grande destaque fica por conta de Luxemburgo ter disputado desde 1934 absolutamente todas as eliminatórias para a Copa do Mundo e para a Eurocopa, mesmo sem obter sucesso em chegar na fase final em nenhuma ocasião. Historicamente sempre foi considerado o saco de pancadas da Europa, posição ocupada posteriormente por Chipre e atualmente por San Marino (confira nossa matéria sobre a seleção de San Marino).
Nas ultimas eliminatórias terminou na ultima posição de seu grupo com apenas uma vitória, contra a Irlanda do Norte. Sua maior vitória foi uma goleada por 6x0 contra o Afeganistão (confira nossa matéria sobre a seleção do Afeganistão) nos Jogos Olimpicos de Londres em 1948. Em 1919 também conseguiu um grande feito ao vencer a França por 5x1. Suas maiores derrotas por vez foram dois sonoros 9x0, ambos impostos pela seleção inglesa.
O uniforme titular da seleção de Luxemburgo é predominantemente branco, cor que representa a nobreza do grão-ducado que originou o país. O brasão utilizado na camisa é o brasão de armas do condado desde o século XIII.
O uniforme reserva é vermelho e representa o sangue do povo de Luxemburgo ao lutar pelo país durante a 2ª Guerra Mundial. Atualmente é fornecido pela alemã Jako.
Abra sua conta digital 100% gratuita no Mercado Pago e ganhe R$ 10 no seu primeiro pagamento para: Recarregar seu celular, Pagar suas contas de consumo, Pagar com código QR em milhares de lugares. Multiplique suas economias, faça transferências, compre parcelado e aproveite todos os benefícios!
A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.
Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.
Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário