O América Futebol Clube é uma agremiação da cidade de São José do Rio Preto, no interior do Estado de São Paulo. Nos anos 40, existia na cidade a equipe dos Bancários, a qual vencia todas as competições e que possuía um ponta-direita chamado Wilson Caniza. Este exaltava os feitos de seu clube e desafiava a tudo e a todos.
Certo dia, durante uma viagem de trem, Vitor Buongermino e Antonio Tavares Pereira Lima acabaram concordando com a necessidade de formar uma equipe para calar a boca de Caniza.
A partir disto, a ideia foi sendo amadurecida e ganhando várias adesões dos mais distintos setores da cidade. No dia 28 de janeiro de 1946, a convite dos senhores Antonio Tavares Pereira Lima e Vitor Buongermino, reuniram-se 53 desportistas locais além de cronistas. Os trabalhos foram iniciados por volta das 20:30 hrs com Antonio Tavares Pereira Lima presidindo a reunião.
O novo clube foi batizado com o nome de América Futebol Clube, em homenagem ao continente e ao homônimo carioca. Ficou decidido que a agremiação teria o vermelho e o branco como cores oficiais.
Ao longo de sua história, o clube se firmou como um dos mais tradicionais do futebol paulista, sendo um dos principais clubes do interior que mais vezes disputou a Elite Estadual. Seu antigo estádio recebeu o apelido de "Caldeirão do Diabo" em razão da proximidade que a torcida ficava do gramado e por muitas vezes, os times grandes passarem o maior sufoco enfrentando o América. Atualmente o clube disputa suas partidas no Estádio Benedito Teixeira, considerado o terceiro maior do Estado de São Paulo.
O clube foi por 3 vezes Campeão Paulista da 2º Divisão (1957,1963 e 1999). Conquistou por 2 vezes a Taça dos Invictos, em 1973 (17 jogos) e em 1999 (31 jogos) e em 2 oportunidades teve o artilheiro do Campeonato Paulista da Primeira Divisão (em 1977 com Luís Fernando Gaúcho e em 2005 com Finazzi).
Curiosidade 01 - A primeira partida da história do América, aconteceu na cidade de Mirassol, isto porque o rival Rio Preto não cedeu o seu estádio alegando que o América "roubara" muitos de seus torcedores e uma enchente inundara o campo do Palestra (outro clube da cidade). A partida terminou com a vitória do América por 3 x 1 contra Associação Atlética Ferroviária de Araraquara.
Curiosidade 02 - Durante o primeiro ano de vida do América, seu fundador e presidente, o engenheiro Antonio Tavares Pereira Lima também disputou partidas como centroavante da equipe.
Curiosidade 03 - Benedito Teixeira, mas conhecido como Birigui, foi o 1º ponta-esquerda da equipe em 1946 e jogou até 1949. No ano seguinte foi treinador. Depois de jogar e de treinar a equipe, Birigui foi diretor de futebol, vice-presidente e assumiu a presidência em 1972, permanecendo por 23 anos. É considerado a maior personalidade que o América já teve em sua história e simbolo de amor ao clube.
Curiosidade 04 - Nascido para desbancar o Bancários e tapar a boca de Caniza, o América nunca enfrentou esse time amador, foi logo filiado a Federação Paulista de Futebol e disputando o Campeonato do Interior.
Curiosidade 05 - Conhecido ao longo dos anos pela sua camisa cor de sangue, o América teve no início de sua história o seu primeiro uniforme na cor branca, com 2 faixas diagonais em vermelho, além de shorts e meias também brancos.
Abra sua conta digital 100% gratuita no Mercado Pago e ganhe R$ 10 no seu primeiro pagamento para: Recarregar seu celular, Pagar suas contas de consumo, Pagar com código QR em milhares de lugares. Multiplique suas economias, faça transferências, compre parcelado e aproveite todos os benefícios!
A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

O América possui uma das mais bacanas história entre os clubes de SP. O Birigui realmente foi uma grande e ilustríssima figura no clube e é na minha concepção, a "alma" do América. As camisas da CCS foram um épico nas histórias dos clubes. Arrependo-me amargamente de nunca ter comprado nenhuma camisa da CCS. E o projeto do América não foi diferente. Com um template moderno na época, deixou a camisa linda e estilosa. Saudades de CCS!
ResponderExcluirBela camisa, meu amigo LH!
Bem legal a história do América. Torço para que volte a série A-1 do campeonato paulista...
ResponderExcluirBela camisa e a materia esta muito interessante.. Uma raridade dos anos 90.. parabens
ResponderExcluirEssa camisa das fotos e dos Campeonatos Paulistas de 1990 e 1991 eu tinha a branca que a lateral era 'xadrez' de branco e vermelho e a vermelha com efeitos em branco
ResponderExcluirSaudades meu América querido!
Ricardo Principe di Mantova, América FC desde 1974!