Apesar da bandeira da Nova Zelândia ser azul marinho e ter no seu lado de cima a esquerda a bandeira do Reino Unido e contar com mais 4 estrelas à direita, que representam a constelação do Cruzeiro do Sul, este país que na língua maori significa Aotearoa ("A Terra da Grande Nuvem Branca"), não usa as cores de seu pavilhão em algumas modalidades esportivas.
A primeira vez em que a seleção fez um tour no exterior, foi na Austrália, em 1884, a camisa era azul escura, com o símbolo em dourado. Quando a confederação neozelandesa foi fundada, em 1893, eles estipularam um equipamento totalmente preto. Mas somente em 1901 que os All Blacks ("Todos Pretos") adotaram a atual versão.
A equipe teve este apelido dado devido a um artigo britânico que se referia ao movimento de avanço sistemático da equipe como all backs (todos na retaguarda). Esta expressão foi mal entendida e se tornaram os All Blacks. Sua camisa é considerada a mais conhecida no mundo do rugby.
Em contra-partida, a Federação Neozelandesa de Futebol adotou a cor branca, além de ser uma homenagem ao uniforme branco de seus colonizadores, a Inglaterra.
Curiosidade 01 - Muitas seleções nacionais da Nova Zelândia, usam a folha de uma planta muito presente na flora do país, a Silver Fern ("Samambaia Prateada") que se tornou símbolo nacional.
Curiosidade 02 - Existe uma forte pressão para que a Nova Zelândia mude a bandeira e as cores do país. A que está mais forte no páreo é uma bandeira branca, preta e vermelha com motivos maori.
![]() |
Seleção Neozelandesa - Rugby |
![]() |
Seleção Neozelandesa - Rugby |
![]() |
Seleção Neozelandesa - Futebol |
![]() |
Silver Fern |
Bandeira atual da Nova Zelândia |
Abra sua conta digital 100% gratuita no Mercado Pago e ganhe R$ 10 no seu primeiro pagamento para: Recarregar seu celular, Pagar suas contas de consumo, Pagar com código QR em milhares de lugares. Multiplique suas economias, faça transferências, compre parcelado e aproveite todos os benefícios!
A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

Seu poste me trouxe uma curiosidade, Luiz:
ResponderExcluirOs emblemas de ambas modalidades são semelhantes, ou o que se vê ao lado esquerdo não são os tradicionais escudos das confederação como usamos aqui no BR e também vemos ser usados em outros países?
Eh a folha de uma planta muito presente na fauna e simbolo da NZL, a Cyathea dealbata
ResponderExcluirSimplesmente adoro os "All Blacks".
ResponderExcluirMuito bom, o post !!!
Abçs,
Interessante, esse detalhe da planta quase universalizar as seleções neozelandesas.
ResponderExcluirTentaram fazer algo por aqui com o café, mas só conseguiram enfeiar o escudo da camisa canarinho...ainda bem que retornaram ao antigo da CBD, só substituindo a letra D.
Mandou bem no post. Um mal entendido que virou tradição!
ResponderExcluirsomente a título de informação, a penúltima bandeira é a do povo Maori. Me parece que a pretendida pela maioria da população é a com a Silver Fern...
ResponderExcluirparabéns pelo blog, anyways...aguardando ler algo sobre os Wellington Hurricanes e o Phoenix também..