Últimas Notícias

A mística da segunda camisa da Seleção Brasileira na Copa de 1958

Durante a Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia, o Brasil chegou a final disputando todas as partidas com a camisa amarela. Brasil chegou à final. Porém, o jogo decisivo foi contra a Suécia usava a mesma cor em seus uniformes.

A FIFA realizou um sorteio e os brasileiros acabaram perdendo. A primeira opção foi a camisa branca, mas quando isso foi sugerido aos jogadores, a comissão técnica percebeu que muitos deles baixaram a cabeça, perturbados. Eles lembraram dos tempos de derrotas, especialmente da Copa de 1950.


O treinador Vicente Feola e o supervisor Carlos Nascimento viram que todo um trabalho organizado desde os primeiros dias poderia ruir por causa da cor da camiseta. Além disto, alguém lembrou na reunião que das cinco Copas anteriores, quatro tinham sido vencidas por seleções usando camisetas azuis.

Para animar os jogadores, sempre supersticiosos, o chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho, com medo de que a troca pudesse afetar emocionalmente os jogadores mais supersticiosos, adiantou-se e declarou: "vamos jogar de azul porque é a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, que está conosco".


Faltava só encontrar as camisetas. Nos mil quilos de material levados do Brasil, as únicas azuis eram de treinos e tinham sido usadas. Mário Trigo, dentista, e Adolpho Marques, integrantes da comissão técnica, decidiram procurar no comércio de Estocolmo.

Na volta ao hotel, elas foram entregues ao massagista Mário Américo que, auxiliado por Francisco de Assis, passou a manhã de sábado arrancando escudos da então CBD e números das camisetas amarelas e costurando-os nas azuis.

Com a goleada por 5x2, a Seleção Brasileira conquistou o seu primeiro título mundial e o azul foi oficializado como o uniforme reserva da equipe.


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo todo e usando o cupom "SDC10", o leitor terá 10% de desconto em qualquer item.

https://goo.gl/GbDxHF

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo todo e usando o cupom "SDC10", o leitor terá 10% de desconto em qualquer item.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.