Últimas Notícias

A mística da segunda camisa da Seleção Brasileira na Copa de 1958

Durante a Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia, o Brasil chegou a final disputando todas as partidas com a camisa amarela. Porém, o jogo decisivo foi contra a Suécia que usava a mesma cor em seus uniformes.

A FIFA realizou um sorteio e os brasileiros acabaram perdendo. A primeira opção foi a camisa branca, mas quando isso foi sugerido aos jogadores, a comissão técnica percebeu que muitos deles baixaram a cabeça por terem lembrado da derrotas na Copa de 1950.


O treinador Vicente Feola e o supervisor Carlos Nascimento viram que todo um trabalho poderia ruir por causa da cor da camiseta. Além disto, alguém lembrou na reunião que das cinco Copas anteriores, quatro tinham sido vencidas por seleções usando camisetas azuis.

O chefe da delegação Paulo Machado de Carvalho, com medo de que a troca pudesse afetar emocionalmente os jogadores mais supersticiosos, adiantou-se e declarou: "Vamos jogar de azul porque é a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, que está conosco".


Faltava só encontrar as camisetas. Nos mil quilos de material levados do Brasil, as únicas azuis eram de treinos e tinham sido usadas. Mário Trigo, dentista, e Adolpho Marques, integrantes da comissão técnica, decidiram procurar no comércio de Estocolmo.

Na volta ao hotel, elas foram entregues ao massagista Mário Américo que auxiliado por Francisco de Assis, passou a manhã de sábado arrancando escudos da então CBD e números das camisetas amarelas e costurando-os nas azuis.

Com a goleada por 5x2, a Seleção Brasileira conquistou o seu primeiro título mundial e o azul foi oficializado como o uniforme reserva da equipe.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.