Últimas Notícias

Jogador recusa a usar a papoula na camisa em homenagem aos soldados britânicos

O início do mês de novembro é um momento importante no Reino Unido, pois esse é o período que em diversas atividades , presta-se homenagem aos mortos em guerras que a Grã-Bretanha esteve envolvida, numa forma de refletir e agradecer pelo sacrifício daqueles que faleceram com o objetivo de manter o país seguro.

No dia 11 de novembro, as homenagens são intensificadas por conta do Dia do Armistício, data que pôs fim ao conflito entre Aliados e a Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Muitos clubes prestam homenagens com a realização do um minuto de silêncio e a aplicação do desenho da papoula nos uniformes e na lapela dos técnicos.


A flor acabou se tornando o símbolo do movimento em homenagem e respeito aos soldados britânicos mortos em guerras. Um dos motivos é o fato dos campos de batalha em Flandres, no norte da Bélgica, terem ficado cobertos por papoulas ao fim do conflito – num sinal de renovação, esperança, a flor que brota numa terra arrasada pelo chumbo.


No entanto, há muitas temporadas, James McClean, atualmente no West Bromwich Albion, recusa-se a usar a papoula e tem causado uma grande polêmica na Grã-Bretanha. O jogador decidiu não prestar a homenagem nos jogos contra Manchester United e Leicester City na temporada passada, mantendo a postura que já adotava quando jogou pelo Wigan Athletic e pelo Sunderland.

Em 2016/17, seu uniforme contra o Manchester City não teve a papoula aplicada no peito, diferente dos demais jogadores. Atento ao fato, uma reportagem do jornal Birmingham Mail tentou descobrir o motivo.

McClean é nascido em Derry, a segunda maior cidade da Irlanda do Norte, país que como a Escócia e o País de Gales, são ligados politicamente ao Reino Unido. No entanto, no nível de seleções, McClean representa a República da Irlanda, que obteve sua separação de forma nada amigável. 

Foram anos de conflitos até o Tratado Anglo-Irlandês, que em 1921, pôs fim à Guerra de Independência da Irlanda. Neste tratado, ficou definido que seis dos nove condados da província de Ulster, no norte, passariam a ser a Irlanda do Norte.


Além disso, Derry foi palco do “Domingo Sangrento”, eternizado pela música “Sunday Bloody Sunday” do U2. Em 30 de setembro de 1972, tropas britânicas reprimiram cruelmente uma manifestação pelos direitos civis realizada na cidade. Estes protestavam contra as prisões sumárias por suspeita de envolvimento com atos terroristas, ligados ao Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês).

O IRA luta pela separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e posterior (re)união com a República da Irlanda. McClean cresceu no bairro de Creggan, justamente de onde seis pessoas mortas no episódio também vieram.



Em entrevista recente ao site oficial do West Brom, McClean justificou o porquê não usa a papoula:

“Nós estamos chegando no período de homenagens, e não vou usar a papoula em meu uniforme”, disse McClean. “As pessoas dizem que estou sendo desrespeitoso, mas não perguntam o porquê escolhi não usá-la. Se a papoula fosse usada pelas vítimas da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, somente, eu a usaria sem problema. Eu a usaria em todos os dias do ano se este fosse o caso, mas não é, ela se refere a todos os conflitos que a Grã-Bretanha esteve envolvida. Por conta da história de onde vim em Derry, eu não posso usar algo que represente isto.”

McClean já relatou ter sofrido várias ameaças de morte por conta de sua decisão de não usar a papoula. Na pré-temporada de 2015, reacendeu a polêmica num amistoso realizado nos Estados Unidos, virou as costas quando o hino do Reino Unido, “God Save The Queen”, foi executado antes da partida.



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.