A polêmica em torno das quatro estrelas exibidas acima do escudo da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) continua . Depois que Luis Suárez reacendeu o debate, afirmando que o Uruguai só tem dois títulos da Copa do Mundo e que não considera os outros dois, referindo-se aos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, a FIFA aparentemente emitiu seu parecer.
A entidade presidida por Gianni Infantino já teria alertado as autoridades da seleção uruguaia para que compareçam à Copa do Mundo de 2026 com apenas duas estrelas na camisa .
"A FIFA decidiu que o Uruguai usará 2 estrelas em seu escudo ", publicou o jornalista Victor Hugo Morales, em sua conta verificada no Twitter, acrescentando: " A FIFA decidiu que o Uruguai deve exibir apenas 2 estrelas em seu escudo , correspondentes aos títulos mundiais conquistados, embora historicamente o país tenha exibido 4 estrelas, incluindo as medalhas de ouro olímpicas de 1924 e 1928."
Victor Hugo chega a explicar que foi o comentário de El Pistolero que reacendeu o debate e, de certa forma, desencadeou a decisão da entidade máxima do futebol mundial: “Uma declaração recente de Luis Suárez reacendeu o debate e finalmente colocou o assunto em pauta. Por fim, a organização internacional confirmou que o Uruguai só poderá usar duas estrelas em sua camisa.”
“Nós temos duas e nos deram mais duas, mas eu não as conto . A Argentina tem mais Copas do Mundo que o Uruguai ”, disse Luis Suárez em um vídeo do usuário do TikTok Juan De Montreal, uma declaração que claramente não foi bem recebida no país do leste, visto que há anos eles argumentam que suas duas medalhas de ouro equivalem a títulos da Copa do Mundo.
A FIFA, por meio de seus canais oficiais, já deixou clara sua posição em relação a essa controvérsia. Além de suas postagens nas redes sociais (que mostram o Uruguai com dois títulos no ranking histórico da Copa do Mundo), em um artigo de julho de 2023, referiu-se à vitória de 1950 como a segunda estrela.
"A Celeste foi a primeira seleção a conquistar a Copa do Mundo da FIFA em 1930 e, vinte anos depois, adicionou sua segunda estrela ao seu currículo com o Maracanã, no Brasil", afirmou a organização sediada em Zurique, na Suíça.










Nenhum comentário:
Postar um comentário