Últimas Notícias

Liechtenstein: 35 mil habitantes apaixonados por futebol

Liechtenstein é um minúsculo principado situado entre os alpes suíços e austríacos. Seu complicado nome significa "rocha branca" em alemão. Desde o século XV o principado é comandado pela mesma família, a Casa de Liechtenstein. Tornou-se independente do Sacro Império Romano Germânico em 1806 e atualmente é considerado um dos países mais ricos do mundo.


O país é 53218 vezes menor que o Brasil, e sua capital é Vaduz. O índice de analfabetismo é de 0%. Entre os 35 mil habitantes, cerca de 15 mil (43% da população) é interessada no futebol e mais de 1.500 praticam o esporte, fazendo com que Lietchtenstein seja um dos lugares do planeta com a maior concentração de jogadores por habitante.


Atualmente na 146ª posição do ranking da FIFA é considerada umas das seleções mais fracas da UEFA, o que não inibe nem um pouco a paixão do povoado pelo futebol. Filiou-se a FIFA em 1983 e já alternou entre vexames e proezas. É a única seleção até hoje que conseguiu perder uma partida para San Marino, considerada por muitos como a pior seleção do mundo, também já sofreu goleadas acachapantes como um 11x1 diante da Macedônia em 1996.


O grande momento dos liechtensteinienses nas Eliminatórias vieram em 2004, quando venceram Luxemburgo por 4 a 0 (maior triunfo da história do time), e em 2005, quando seguraram um empate heróico por 2x2 contra Portugal, na época comandado por Felipão e com Cristiano Ronaldo em campo.


Existe um grande estádio de futebol no Liechtenstein, o Rheinpark Stadion, com lugar para 6.127 pessoas, cerca de 17,2% da população. Sua liga é semi-profissional com 7 equipes e um clube profissional, o FC Vaduz, que disputa o campeonato suíço da segunda divisão e representa o país todos os anos na UEFA Europa League. A camisa principal da seleção de Liechtenstein é azul escura, cor presente na bandeira e que representa a casa real do país. Acompanha um calção vermelho e meias azuis.


O segundo uniforme é o inverso, com a camisa vermelha, que representa a cor do Ducato de Hoist, ao qual o país fazia parte antes de ser independente, calção azul e meias também vermelhas. O brasão da federação de futebol é a coroa da bandeira, que representa a monarquia do país.



Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.