Últimas Notícias

Corinthian FC: O time que deu origem ao Corinthians Paulista

O Corinthian FC foi um clube fundado em Londres em 1882 por N.Lane Jackson com intuito de criar um esquadrão capaz de acabar com a supremacia escocesa no futebol da época. A equipe logo se tornaria uma das principais do Reino Unido e cederia alguns jogadores a seleção da Inglaterra.



Apesar do sucesso, o Corinthian FC se recusou a adotar o profissionalismo e preferiu continuar com o esporte amador, devido aos seus princípios de não competição e não premiação aos atletas. O espírito amador do Corinthian FC chegou a render histórias curiosas, como em 1891, quando seus jogadores se negaram a obedecer a regra do pênalti alegando que não era justo que o juiz presumisse que o jogador teve a intenção de fazer a falta, já que a conduta de cavalheiros dos atletas impedia que eles fizessem faltas. Desde então o adjetivo corinthian em inglês passou a significar o indivíduo que disputa uma partida com o máximo de espírito esportivo. 


Em 1904, clube disputasse algumas partidas contra equipes profissionais, chegando a vencer o Manchester United por 11 x 3. Três anos após, o Corinthian FC se filiou a Associação Amadora de Futebol da Inglaterra e foi proibido de disputar novas partidas contra equipes profissionais.

Assim, o clube passou a se dedicar a excursões internacionais com o objetivo de disseminar o futebol pelo mundo. Em uma dessas viagens, o Corinthian FC chegou até o Brasil, inspirando a criação do Sport Club Corinthians Paulista em 1910. Porém, nos anos seguintes a profissionalização foi ganhando popularidade na Inglaterra e o Corinthian FC foi perdendo cada vez mais espaço, até decidir se unir com o Casuals FC em 1939. 


O Casuals FC foi um clube londrino fundado em 1883 e inicialmente abrigava jogadores de três escolas diferentes: a Elton School, a Westminster School e a Charterhouse School. O clube é um dos fundadores da Isthmian League em 1905, que é a liga regional amadora de Londres e do sudeste da Inglaterra.

O Casuals FC conquistou em 1936 a Copa Amadora da Federação Inglesa e chegou a ceder alguns jogadores a seleção inglesa. Em 1939, o clube fundiu-se com o Corinthian FC.


O Corinthian-Casuals FC estreou na Isthmian League em 1945 e atualmente disputa o equivalente a 8º divisão da liga nacional inglesa. O clube segue sendo amador e conta com cerca de 142 sócios. Todos os seus atletas são amadores e o clube se orgulha de ter inspirado a criação do Sport Club Corinthians Paulista no Brasil.


O Corinthian-Casuals FC já excursionou duas vezes a São Paulo para enfrentar o Corinthians. Em 1988 os ingleses perderam por 1 x 0 para o clube paulista, sendo que Sócrates jogou os últimos vinte minutos da partida com a camisa do Corinthian-Casuals. Em 2001 houve novo amistoso entre os clubes e o Corinthians novamente venceu, só que por 2 x 0.

 

Em 2010, ano de centenário do Corinthians, era previsto mais um amistoso entre as equipes, mas os ingleses não conseguiram angariar fundos para participar do evento comemorativo no Brasil.
 

O clube está situado em Tolworth, bairro no sudoeste de Londres e manda seus jogos no estádio King George's Field com capacidade para 2.700 torcedores. A maior conquista foi o vice-campeonato da Copa Amadora da Federação Inglesa na temporada 1955/1956. As suas melhores participações em competições nacionais foram a chegada até a primeira fase da FA Cup e até a segunda fase na FA Trophy.



Atualmente, o Corinthian-Casuals conta com a torcida dos corintianos brasileiros que vivem em Londres e constantemente aparecem no estádio King George's Field para prestigiar o clube. Com a venda de camisetas para os fãs brasileiros, o Corinthian-Casuals sobrevive e se mantém um clube histórico para a visitação de todos aqueles que admiram o Corinthians de São Paulo. 



A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

4 comentários:

  1. Ótimo!!! Bela matéria!!! Muito bom conhecer a história do clube londrino (simpático) que inspirou o Paulistano SCCP. Esse é aquele típico caso de time do local que é querido ao extremo!!! Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, a meteria é bem completa e esclarecedora parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria mesmo uma parceria entre o Corinthians Paulista e o Corinthian, deixando o Amadorimos Londrino e dispuatr Profissionalmente torneio Inglês, Acorda CORINTHIANS tudo pra dois Gigantes um das AMERICAS e outro da Europa...

    ResponderExcluir
  4. Quero comprar uma camisa dessa pra mim!!

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.