Últimas Notícias

A voz do colecionador: Ruy Guimarães Botelho

Hoje temos uma nova entrevista em nossa nossa sessão "Voz do Colecionador" que exibirá periodicamente entrevistas com diversos colecionadores, que contarão um pouco sobre como iniciaram este hobby, as suas experiências e as raridades em possuem em seus acervos.

Qual seu nome completo, onde mora e qual seu time de coração?
Ruy Guimarães Botelho, Salvador, Time: Bahia


Conte-nos um pouco como surgiu sua paixão por camisas e quando você começou a colecionar.
Começou com uma brincadeira. Achei duas camisas de goleiro do Bahia dando sopa numa loja e comprei. Mostrei para uns amigos que perguntaram se eu tinha coleção. A resposta: “não tinha, mas comecei agora...”. De lá para cá, de seis, passeia a 350 camisas.


Você teve incentivo de alguém ou começou a colecionar por conta própria?
Início por conta própria e muita ajuda na busca pelas camisas.


Atualmente, quantas camisas você tem em seu acervo e qual o foco de sua coleção?
Aproximadamente 350 camisas, sendo 260 do Bahia. Compro times baianos e internacionais, essas, de preferência, durante viagens minhas ou de amigos que me trazem.



Você tem alguma camisa que considera especial? Qual a maior relíquia em sua coleção?
A camisa do Bahia que foi usada entre 1957 e 1962. Não sei de que ano foi essa, mas é a mais valiosa e rara.


Qual camisa foi a mais difícil de conseguir?
A citada acima e algumas do Bahia comprada no exterior. Já comprei uma camisa tricolor ( Penalty ) na California/EUA e outra branca ( CCS ) na Tailândia.


Qual camisa considera a mais bonita de sua coleção?

Hajduk Split, presente de um amigo que esteve na Croácia. Como a camisa era tricolor, lembrou de mim na hora.


Qual camisa ainda não esta em seu acervo e que deseja conseguir?
Gosto muito de camisas de goleiro. Há algumas da Adidas que foram usadas pelo Bahia na década de 80 que adoraria ter.

Qual seu conselho a quem esta começando agora?
Paciência, persistência e, sobretudo, focar nas amizades. Coleção é um hobby, não uma guerra. Vai comprando aos poucos, trocando camisas e fazendo amigos. Eles lhe ajudarão um dia. Um destes frutos da coleção foi o livro Bahia: 80 Anos Contados Por Suas Camisas, lançado em 2011, contando a evolução das camisas do Tricolor de Aço, representadas por meio de mockups. São mais de 300 camisas catalogadas durante três anos de pesquisas. Dos autores, Ruy, Arilde Júnior, Duda Sampaio, Dudu Guimarães, Ronei Dias e Alexandre Teixeira, os quatro primeiros são colecionadores, sobretudo de camisas do Bahia.


Deixe seu comentário final a todos que estão lendo esta matéria?
É um grande prazer participar do Show de Camisas, site que eu curto diariamente. Espero ter contribuído para estimular os iniciantes, empolgar os veteranos e deixar com uma pontinha de inveja os “concorrentes” (rss). Obrigado pela oportunidade.


A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

5 comentários:

  1. Valeu, Luiz! É sempre um prazer participar do Show de Camisas, como admirador ou como personagem... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. De nada amigo ! Estamos ai para o que precisar ! E parabens pela sua belissima colecao, é de deixar qualquer um de queixo caido !

    ResponderExcluir
  3. Mais uma ótima reportagem!!! Que bela coleção... Bem, as cores do Bahia já são lindas, pois formam uma das mais coloridas e alegres conjunções entre as camisas brasileiras. Realmente, uma linda coleção!!!! Parabéns ao Ruy e ao Luiz pela seção!!!

    ResponderExcluir
  4. Cara, essa camisa do Galícia é imepcável...hj em dia eles conseguiriam fazer um bordado melhor do escudo...pena que o demolidro de campeões não "exista" mais...mas na Bahia, o futebol nem sei se REALMENTE existe...mas continuamos torcendo pro nosso Bahia!!!

    Fiqueri curioso como essas camisas foram parar na Tailândia e California...

    ResponderExcluir
  5. Vc tem a camisa retro do Bahia de 1959?

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.