Últimas Notícias

St Pauli: Futebol e rock em uma só paixão - Parte 01

O Dia Mundial do Rock acontece todos anos no dia 13 de julho. Para comemorar a data, o nosso site Show de Camisas apresentará uma série de duas matérias sobre um clube que é um dos grandes símbolos da cultura dos roqueiros. Trata-se do FC Sankt Pauli, ou simplesmente St. Pauli, equipe que disputa ao Campeonato Alemão de futebol.

 

A história do FC Sankt Pauli inicia em 1899 com um grupo informal de apaixonados pelo Hamburg-St. Pauli Turn-Verein 1862. O primeiro jogo ocorre em 1907 contra o Aegir, time composto pelos residentes de uma sociedade de nadadores. A agremiação foi fundada oficialmente só em 5 de maio de 1910, jogando com o nome de St. Pauli TV' na Kreisliga Groß-Hamburg.


O clube leva o nome do bairro localizado na cidade de Hamburgo. Inicialmente, disputava apenas campeonatos regionais de Hamburgo e permaneceu nessa situação até o final da Segunda Guerra Mundial.


Somente na temporada 1976/77 conseguiu o acesso para a divisão principal da Bundesliga, o campeonato nacional alemão. Na sua primeira temporada na elite do futebol alemão, o St.Pauli acabou sendo rebaixado de volta para a segunda divisão da Bundesliga.


Em 1979, o clube acabou decretando falência e foi rebaixado para a Oberliga Nord, uma das ramificações regionais da quinta divisão do futebol alemão. Em 1984 a equipe já estava de volta a segunda divisão da Bundesliga.


Na década de 80 o St.Pauli entrou no cenário cult alemão após a remodelação do seu estádio Millentorn em uma área que abrigava a vida noturna dos jovens de Hamburgo. Os frequentadores da região começaram a acompanhar o St.Pauli e adotaram uma bandeira com uma caveira como símbolo não oficial do clube. Além disso, a diretoria do St.Pauli foi a primeira a proibir em suas dependências a presença de torcidas organizadas com tendências políticas de extrema direita.


O clube foi ganhando popularidade e logo começou a ser mostrado pela mídia como um dos cenários punks da Alemanha. Um dos fatos marcantes nos últimos anos é a presença da torcida do St.Pauli, que constantemente realiza campanhas de arrecadação para ajudar o clube e se engaja em campanhas humanitárias, como conseguir fundos para a purificação da água em Ruanda.


O St.Pauli se orgulha de ter a maior torcida feminina entre os clubes alemães e se dedica a campanhas anti-racistas no futebol. A tradição punk conquistada pelo clube na década de 80 fez com que vários artistas usassem a camisa do time em seus shows. Além disso, algumas bandas já lançaram músicas em homenagem a equipe.


Clique aqui e leia também a Parte 01 desta matéria.
Clique aqui e leia também a Parte 02 desta matéria.

A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

3 comentários:

  1. Só o St. Pauli consegue fazer uma camisa marrom ficar bonita...

    ResponderExcluir
  2. Só o St Pauli tem uma camisa marrom! kkk! Curti muito a desse ano. Estou pensando em comprá-la.
    Abraço

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.