Últimas Notícias

Club de Regatas Vasco da Gama (RJ)

Mais do que uma simples peça de marketing, a terceira camisa do Vasco da Gama corrige um equívoco histórico. Fundado em 21 de agosto de 1898 por trabalhadores do comércio — em sua maioria descendentes de portugueses ou portugueses recém-chegados ao país —, o clube buscou homenagear, logo em sua primeira bandeira, o navegador português Vasco da Gama.

A cor preta representava o desconhecido dos mares, pelas quais passavam as grandes navegações. A faixa diagonal branca, de um canto ao outro, representava a luminosa rota vitoriosa dessas grandes navegações portuguesas. E a cruz simbolizava a fé cristã.

Naquele ano, completavam-se 400 anos do descobrimento do chamado “caminho para as Índias”, em 1498. Para isso, a intenção era utilizar na bandeira a Cruz da Ordem de Cristo, utilizada nas velas das caravelas das grandes navegações.

Pensando tratar-se de uma Cruz da Ordem de Cristo, os fundadores utilizaram na bandeira um outro tipo de cruz, a chamada Cruz Pátea. Para completar a confusão, a Cruz Pátea implantada na bandeira foi chamada, também equivocadamente, de Cruz de Malta. E foi a partir dessa denominação que o Vasco, ao longo de mais de um século de história, ficou conhecido como o clube cruzmaltino.

Este terceiro uniforme do Vasco da traz à frente uma Cruz de Cristo reestilizada, em tamanho gigante, tendo ao centro uma Cruz de Cristo original, menor. Emblema da histórica Ordem de Cristo (ou Ordem dos Cavaleiros de Cristo) de Portugal, a Cruz de Cristo tornou-se um símbolo do país europeu, a ponto de ser usado nas velas das embarcações na época dos descobrimentos.

A Ordem de Cristo foi criada do ano de 1317, em Portugal e sucedeu a Ordem do Templo (Ordem dos Templários). Esta foi uma das mais poderosas sociedades secretas da Idade Média e que visava a proteger os cristãos que peregrinavam até Jerusalém. A Ordem do Templo foi extinta quase 200 anos depois de sua criação, quando cerca de 500 cavaleiros templários foram queimados vivos em Paris, em 1314.

Em 1317, os templários sobreviventes foram acolhidos pelo então rei de Portugal, Dom Dinis. A organização foi recriada, agora em território português, sob o nome de Ordem dos Cavaleiros de Cristo. À época do descobrimento, os emblemas da Ordem de Cristo – entre eles, a Cruz de Cristo – foram adotados como símbolos por Portugal.










A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

2 comentários:

  1. Essa é uma daquelas camisas que entrou para o "hall das camisas"... Belíssimo trabalho da Penalty/Cavalera. Pena que eu deixei passar e não peguei uma. Camisa de coleção.

    ResponderExcluir
  2. mesmo sendo vascaíno,este modelo não tenho na coleção,tenho duvida nas cores.tem azul.vermelho e agora já vi algumas verde ,depois de ler esta lição de historia não posso deixar de adquirir as 3 tonalidades . saudações vascaínas.

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.