Últimas Notícias

Tuvalu: O futebol por água abaixo

Localizada no Oceano Pacífico, mas precisamente entre as ilhas Kiribati e Tokelau, Tuvalu é um pequeno arquipélago da Oceania que na língua local significa "grupo de 8", simbolizando suas oito ilhas que são habitadas.




Este país de apenas 12 mil habitantes, não é associado a FIFA e por isso não pode participar de uma Copa do Mundo. No entanto, disputou as Eliminatórias devido ao fato de ter participado dos Jogos do Pacífico Sul de 2007 que serviram como primeira fase de qualificação da Eliminatórias da Oceania.




A Federação de futebol local foi criada em 1976, mas seu primeiro jogo foi em 1979 contra a seleção da Nova Caledônia, onde foi derrotada por 11x0. O seu último jogo foi contra às Ilhas Cook no dia 1 de Setembro de 2007. Perdeu por 4x1. A sua maior derrota foi contra o Tahiti por 18x0.





Apesar de todas estas goleadas, não é somente o futebol de Tuvalu que está afundando, mas sim, todo o país. Seu território de apenas 26 quilômetros quadrados que possui seu ponto mais alto a 7 metros acima do nível do mar pode desaparecer devido ao aquecimento global.

 


O pequeno território do país corre o risco de ser submerso pelas águas oceânicas. Tal risco tem sido divulgado por ambientalistas como um exemplo das consequências das emissões descontroladas de gases poluentes na atmosfera terrestre causadores do efeito estufa.

Tuvalu pode ser engolida pelo mar caso a temperatura do planeta continue a subir no ritmo atual, ocasionando o derretimento das grandes geleiras da Terra. Estudos indicam que Tuvalu poderá sumir em 2050.



Em setembro de 2007, o vice-primeiro-ministro, declarou que os grandes poluidores mundiais deveriam indenizar Tuvalu, em virtude dos impactos das mudanças climáticas no arquipélago. Recentemente, durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climática, um representante deste pequeno país declarou: “O destino do meu país está nas mãos de vocês”, não escondendo as lágrimas.

A denúncia de Tuvalu ecoou. É preciso refletir e agir. Partir para a solução imediata e prática sob pena de que a própria humanidade venha a ser exterminada. O país que sofreu tantas goleadas no futebol espera que o mundo os ajude e que marque um golaço a seu favor. Esta sim, será a sua maior conquista.

Curiosidade - Em 1998, Tuvalu começou a receber receitas resultantes da venda dos seus direitos ao código internacional de telefone "900" e, em 2000, da venda do seu domínio de internet .tv por 50 milhões de dólares, por 12 anos. Tuvalu também recebe receitas com as emissões de selos para colecionadores.

Caso quiser saber mais sobre o assunto e ver outros vídeos, acesse: http://vivoverde.com.br/no-conta-l-em-casa-em-tuvalu-um-paraso-perto-de-desaparecer/


A Classic Football Shirts possui o maior acervo de camisas originais de futebol ( clubes e seleções ). A loja faz entregas no mundo inteiro.

https://goo.gl/GbDxHF

Clique no link para você encontrar uma lista completa com diversos cupons e ofertas com descontos em artigos esportivos.

https://goo.gl/GbDxHF

Diversos livros sobre camisas de clubes nacionais, internacionais, seleções, Copas do Mundo e tudo que for relacionado com futebol.

http://bit.ly/showlivros

5 comentários:

  1. Belo texto, belas fotos, belo post. É muito interessante, de vez em quando, deixarmos um pouco de lado os assuntos de praxe de nossos blogs, e sermos mais humanos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Pedrim, algo tem ki ser feito para pararmos esse aquecimento...

    ResponderExcluir
  3. O planeta está dando mostras visíveis que está "estafado". Lamentávelmente os grandes governantes mundiais estão mais preocupados em olhar o próprio umbigo, e "puxar a sardinha para o seu lado"... O pavio está encurtando cada vez mais... Aí quando o mundo acordar, talvez seja tarde demais...

    ResponderExcluir
  4. Tuvalu parece ser um local muito bonito, pena que pode acontecer isso do país sumir é triste.

    ResponderExcluir
  5. Puuuutzzzz, inicio de ano, aquela moleza natural... Tudo o que eu queria era estar em um paraíso destes...

    ResponderExcluir


A Classic Football Shirts possui a maior coleção de camisas internacionais de futebol. A loja faz entregas no mundo inteiro.


Show de Camisas Desenvolvido por Show de Camisas Todos os Direitos Reservados

Site Show de Camisas - www.showdecamisas.com.br - Todos Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.